Não à toa, os sorvetes de iogurte viraram uma febre no Brasil. Versáteis, eles vão muito bem quando combinados a diferentes ingredientes – de frutas a calda quente, passando, ainda, por balinhas, chocolate granulado e farofa de amendoim.
Mas a vantagem de agradar a diferentes paladares não é a principal qualidade do sorvete de iogurte, afirma o nutricionista André Pellegrini, da equipe do Centro de Bem-Estar Levitas.
- É um alimento supersaudável, pois tem pouca gordura (em alguns casos, chega a ser isento de gordura) e é fonte de cálcio, elemento fundamental para o organismo.
A dica do especialista, que faz parte do grupo de estudos em fisiologia do exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é combiná-lo com frutas, de preferência fresca, para ter uma sobremesa ainda mais nutritiva e saudável.
- As frutas vermelhas, como morango e a amora, por exemplo, são ótimas opções para complementar o sorvete de iogurte, ou frozen yogurt, porque são ricas em substâncias que combatem os radicais livres e têm ação antioxidante.
Para deixar seu verão ainda mais gostoso, Pellegrini ensina uma receita muito simples de sorvete de iogurte e morango. É possível até mesmo fazer com a criançada.
- Dá até para comprar frutas já congeladas (ou polpa) e deixar fora da geladeira um pouco antes de servir o sorvete de iogurte. Assim, as frutas vão se descongelando e formando, naturalmente, uma calda, que pode ser acrescentada à sobremesa sem ir ao fogo nem precisar de açúcar.
Aprenda:
Sorvete de iogurte
Ingredientes
1 pote de iogurte natural desnatado
8 morangos frescos
3 biscoitos integrais (pode ser de castanha ou de aveia com mel)
Modo de preparo
Leve o iogurte e os morangos ao congelador ou ao freezer. Quando já estiverem congelados, retire-os e bata no liquidificador, até ter um creme homogêneo. Em seguida, volte esse creme ao congelador.
Enquanto estiver congelando novamente, pegue os biscoitos integrais e, usando uma colher, triture-os, formando uma farofa.
Quando o sorvete estiver congelado, retire e sirva com a farofa de biscoitos.
Fonte: R7 |