Biomédica brasileira vira boneca da Barbie em homenagem aos cientistas que trabalharam na pandemia – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Biomédica brasileira vira boneca da Barbie em homenagem aos cientistas que trabalharam na pandemia

Jaqueline Góes de Jesus integrou a equipe responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina

Jaqueline Góes de Jesus
Reprodução/Arquivo Pessoal

A biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus, que integrou a equipe responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina, foi escolhida pela Mattel para ser homenageada com a boneca Barbie em uma coleção exclusiva da marca para uma campanha sem produção comercial.

Em sua página no Instagram, Jaqueline fez uma postagem sobre a homenagem da Mattel. “Em toda a minha história, jamais imaginei que me tornariam uma barbie e confesso que ainda estou processando tudo que está acontecendo. Enquanto mulher negra, ser presenteada com uma boneca Barbie que tem todas as minhas características é simplesmente um sonho… Algo que, até bem pouco tempo, era uma realidade longínqua, para não dizer, inexistente”, escreveu a cientista.

Jaqueline disse ainda estar encantada com a riqueza de detalhes da boneca. “Neste momento, só consigo pensar em quantas meninas podem ser inspiradas por ela, quantas meninas negras podem olhar e sonhar em seguir a profissão de cientista, onde mulheres ainda são sub-representadas no mundo todo. Me tornar um modelo para novas gerações é provar que através das oportunidades, o talento e a inteligência podem alcançar e gerar frutos positivos para uma nação”, completou ela.

Para a biomédica, “quando crianças são estimuladas a novas percepções de mundo, grandes mudanças começam a acontecer no futuro do que chamamos hoje”. “Elas imaginam que podem ser o que quiserem, mas ver o que podem se tornar, ouvindo as trajetórias de outras pessoas e reconhecendo-se nelas faz toda a diferença”, concluiu Jaqueline.

Além dela, outras cinco cientistas também foram homenageadas com a boneca por trabalharem incansavelmente na luta contra a Covid-19. São elas: Amy O’Sullivan, Audrey Cruz, Chika Stacy Oriuwa, Sarah Gilbert, e Kirby White.