Chuva deve dar trégua na BA até terça; MG tem alerta para chuvas intensas

Dois estados foram bastante castigados nos últimos dias pelas fortes chuvas

As fortes chuvas que provocaram situações de emergência no sul da Bahia deve dar uma trégua no início da semana. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não há previsão de chuvas intensas até a próxima terça-feira (14/12).

Já para Minas Gerais, onde as chuvas causaram estragos na região norte do estado, o Inmet emitiu dois alertas hoje para quase todo o estado, válidos até as 10h de amanhã.

Um alerta avisa para o perigo potencial de chuvas intensas em uma área que abrange 576 municípios, enquanto outro, sobre o perigo de tempestades, afeta 283 cidades. A região do Vale do Jequitinhonha (MG), uma das mais afetadas pelas tempestades, também deve ter chuvas menos fortes até terça.

No norte de Minas Gerais, que faz fronteira com a Bahia, as fortes chuvas deixaram mais de 1.900 pessoas desalojadas, segundo balanço da Defesa Civil, e o governo do estado declarou 31 municípios em situação de emergência.

Na Bahia, após quase uma semana de chuvas torrenciais que deixaram casas inundadas, rios transbordados e estradas e pontes destruídas e algumas cidades incomunicáveis, as inundações deixaram cinco mortos e mais de 3.000 pessoas desalojadas. Ao todo, 70.000 pessoas foram afetadas.

Mais chuva até o próximo final de semana

De acordo com a Climatempo, a previsão é de que até o próximo fim de semana uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configure sobre o país trazendo mais chuvas. A ZCAS é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

A chuva será volumosa nos três estados do Centro-Oeste, no Distrito Federal, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e sobre muitos estados da região Norte.

A previsão é de uma sequência de dias com bastante nebulosidade e com chuva que vai e volta nessas áreas, inclusive nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá.

Sair da versão mobile