CPI abre sessão para ouvir deputado Osmar Terra – Mais Brasília
Do Mais Brasília

CPI abre sessão para ouvir deputado Osmar Terra

Ex-ministro, deputado é considerado 'peça-chave' de grupo que teria aconselhado Bolsonaro em assuntos relacionados à Covid. Terra se reuniu ao menos 17 vezes com presidente na pandemia.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A CPI da Covid abriu a sessão desta terça-feira (22/6) para colher o depoimento do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS). O parlamentar defende medidas rechaçadas pela comunidade científica no enfrentamento à Covid-19, entre as quais a imunidade de rebanho (que pressupõe a superação da pandemia por meio de um alto número de infectados) e o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes. Terra chegou a declarar que as mortes por Covid-19 não passariam de duas mil. O Brasil já ultrapassou a marca de 500 mil óbitos em decorrência da doença.

Em depoimento à CPI da Covid, ex-ministro Eduardo Pazuello reconheceu que Terra falou “superficialmente” sobre imunidade de rebanho com ele.

Gabinete paralelo

Terra também é apontado como um dos integrantes do gabinete paralelo, centro de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro para temas ligados à pandemia, fora da estrutura do Ministério da Saúde.

O depoimento de Terra foi aprovado como uma convocação, na qual a presença é obrigatória, assim como a necessidade de dizer a verdade. O deputado é visto como “peça-chave” na investigação sobre o “gabinete paralelo”.

No entanto, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), acolheu pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a audiência com Terra passou a ser no formato de convite.

Um vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto, em setembro de 2020, mostra Bolsonaro acompanhado de Terra e médicos na qual foram manifestadas opiniões contra a vacina; a favor de medicamentos ineficazes contra a doença; e a criação de um “shadow cabinet” (gabinete das sombras em tradução literal) para aconselhar o governo.

O nome de Terra surgiu logo no primeiro depoimento da CPI. Em maio, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta foi questionado sobre a atuação do deputado.

A médica Nise Yamaguchi também citou Osmar Terra. Ela disse que o conheceu em um almoço na Presidência da República.