Diretor do Dnit é um dos investigados na operação da PF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Diretor do Dnit é um dos investigados na operação da PF

Além de Marcelo Almeida, outros servidores públicos são alvos da operação

Foto: Agência Senado

O diretor de infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcelo Almeida Pinheiro Chagas, é um dos investigados na operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta terça-feira (24/8), que apura o pagamento de propina na compra de terreno no Distrito Agroindustrial de Anápolis.

Além de Marcelo, outros servidores públicos são alvos da operação, segundo a TV Globo. Para a Polícia Federal, a empresa vencedora da licitação para exploração do Porto Seco de Anápolis (GO) teria cooptado servidores públicos do Dnit para agirem por seus interesses.

Além dos mandados de prisão expedidos, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de valores nas contas dos investigados e o afastamento de servidores públicos supostamente envolvidos de suas funções.

Segunda a apuração da PF, desde que venceu a licitação promovida pela Receita Federal, a empresa passou a enfrentar problemas na fase de habilitação em relação ao terreno apresentado por ela. Para superar essas dificuldades, a empresa contratou lobistas para viabilizar a aquisição de um terreno do Dnit por um preço bem abaixo do valor de mercado.

Os lobistas, por sua vez, utilizaram-se do pagamento de propina par que servidores públicos cuidassem dos interesses da empresa junto à Autarquia.