Estrutura de prédio em BH cede após forte chuva e moradores deixam o local – Mais Brasília
FolhaPress

Estrutura de prédio em BH cede após forte chuva e moradores deixam o local

Em vídeos feitos por moradores, é possível ver a parte do prédio que desabou

Após forte chuva em Belo Horizonte, a estrutura de um prédio no bairro Buritis, na região oeste da capital, começou a ceder, neste domingo (9). Em vídeos feitos por moradores, é possível ver parte do prédio que desabou.

Em nota, a prefeitura informa que não há vítimas e que preventivamente e por questões de segurança, a Defesa Civil orientou os moradores a deixarem o local até que seja realizada uma vistoria de risco.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores foram evacuados do prédio até a avaliação da Defesa Civil que já se encontra no local. A princípio, não houve danos estruturais, somente na área de lazer.

Após a chuva dar uma trégua, o clima nas proximidades do edifício era de tranquilidade, com alguns curiosos na rua. Localizado em uma região nobre da cidade, o prédio tem quatro andares de apartamentos e a área que desabou corresponde à garagem.

“Belo Horizonte registra um volume de chuva significativo o que potencializa ocorrências de risco geológico em toda cidade”, informa. A prefeitura orienta que as pessoas redobrem as atenções neste período, observem sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros e moradia, deslizamentos de encostas e não permaneçam nestes locais.

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) levará o gabinete para o COP (Centro de Operações da Capital), a partir de terça-feira (11), a fim de dar mais agilidade às ações relacionadas às fortes chuvas da capital e região metropolitana. O COP é uma central de monitoramento da cidade, onde todas as câmeras e informações meteorológicas são controladas.

O estado de Minas Gerais passa por um forte período de chuvas. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, 138 municípios estão em situação de emergência. No total, desde o dia 1º de outubro, seis pessoas morreram, 3.374 estão desabrigadas e 13.723 estão desalojadas em decorrência do mau tempo.

A grande quantidade de água das chuvas desencadeou em acidentes no estado. No sábado (8), em Capitólio, onde uma parte do cânion se soltou, atingiu quatro lanchas e deixou, ao menos, oito mortos. Também no sábado, o dique de barragem próxima a Belo Horizonte transbordou. A água acabou atingiu a região da BR-040, que permanece fechada.

Por Isabella Menon e Eduardo Moura