OMS aprova inclusão da vacina CoronaVac em lista de uso emergencial

Imunizante produzido pelo Instituto Butantan foi recomendado para adultos acima de 18 anos nesta terça-feira (1º/6)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (1º/6), a CoronaVac, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, para uso emergencial, tornando o imunizante a segunda produzida na China a obter título da entidade.

De acordo com a Agência Brasil, a lista de uso emergencial da OMS é um sinal para os reguladores nacionais sobre a segurança e eficácia de um produto. A ação permite também que a vacina seja incluída no esquema Covax, o programa global de fornecimento de vacinas, principalmente, para países pobres, que atualmente enfrenta grandes problemas de abastecimento devido à suspensão das exportações de vacinas pela Índia.

Em comunicado, o painel independente de especialistas recomendou a CoronaVac, que no Brasil é produzida pelo Instituto Butantan, para adultos com mais de 18 anos, com uma segunda dose entre duas e quatro semanas depois da primeira. Não houve limite máximo de idade, uma vez que os dados sugerem que é provável ter efeito protetor em pessoas idosas.

 

Sair da versão mobile