Parar de fumar é o tema de cartilha lançada pela Fundação do Câncer – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Parar de fumar é o tema de cartilha lançada pela Fundação do Câncer

Lançamento marca o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado nesta segunda-feira (31/5)

Foto: Banco Mundial/ONU

Saber como parar de fumar é o sonho de muitos tabagistas. Pensando nisso, e em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco (31/5), a Fundação do Câncer lança a cartilha Prática para Parar de Fumar, que orienta a população sobre os malefícios do tabaco. “São dicas para aqueles que fumam, mostrando a importância de parar de fumar e o mal que esse hábito faz à saúde da própria pessoa e dos outros”, disse à Agência Brasil o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni.

A cartilha deixa claro que o tabagista é um dependente químico. “É um dependente da nicotina, e a gente entende isso como uma doença”, ressaltou o médico. É preciso que o fumante se convença de que precisa de ajuda, e depois, tome a decisão de parar. “Não é simples. A gente entende isso pela própria dependência”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Maltoni explicou que a dependência da nicotina ocorre, inclusive, com abstinência. Por isso, é muito importante ter apoio de quem está próximo, da família, dos amigos. Para os dependentes, ele recomendou que não devem ter vergonha, mas, ao contrário, precisam exteriorizar a vontade de parar de fumar, porque obterão ajuda.

 

Mudança de hábitos

Uma das principais recomendações para a pessoa deixar de fumar é a mudança de hábitos, porque existe todo um cenário externo que facilita o hábito. Tomar um cafezinho após o almoço é um deles. A cartilha ajuda, indicando mudanças. Em vez do café, por exemplo, beber água. “Enfim, fazer alguma coisa diferente daquilo que leva a pensar ou ter vontade de fumar. Criar hábitos saudáveis, como alimentação adequada, exercícios físicos, tomar bastante líquido”, disse o médico.

Luiz Augusto Maltoni destacou também que tanto no sistema privado, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), há orientações sobre locais e gente treinada para ajudar quem quer deixar de fumar.

 

OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, apresenta a campanha Comprometa-se a parar de fumar, visando a promover uma mobilização global para combater o hábito de fumar. Cada país, cada setor da sociedade e instituições ajudam a sensibilizar as pessoas de que fumar faz mal à saúde e que é fundamental deixar o hábito.

 

A cartilha está disponível aqui.

Ajuda para parar de fumar também pode ser obtida também pelo Disque Saúde, no número 136.