FolhaPress

Planetário do Carmo, em SP, reabre nesta terça (12) com atividade especial para crianças

Local estava fechado há 19 meses; sala de projeção teve cadeiras reformadas e espaçadas;

Foto: Divulgação

Após 19 meses sem funcionar por causa da pandemia do novo coronavírus, o planetário do parque do Carmo, na zona leste da cidade de São Paulo, vai reabrir para o Dia das Crianças, nesta terça-feira (12/10), com uma programação especial gratuita voltada ao público infantil.

O destaque é a oficina de foguetes, que se junta a outras atividades para o público em geral, como a observação solar e uma exposição fixa colocada na entrada do local.

A coordenadora do planetário, Dinah Moreira Allen, não esconde a ansiedade em voltar a receber o público. “Em geral, os visitantes são pessoas curiosas. É difícil alguém chegar mal-humorado e se entrar assim, sai feliz porque é um lugar muito bonito”, diz.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, não é necessário se inscrever previamente para nenhuma das atividades. Os cadastros deverão ser feitos no local do evento, por ordem de chegada.

Durante o período em que ficou fechado, o planetário passou por uma vistoria para análise dos problemas estruturais do prédio. De acordo com a coordenadora, as infiltrações no telhado, que não foram solucionadas nos 19 meses, são o que mais preocupam.

“A empresa que visitou aqui passou um bom tempo no telhado planejando qual o melhor caminho e quais as opções que eles vão oferecer para escolhermos”, afirma.
Segundo a coordenadora, uma das possibilidades será mudar a direção em que a água cai para desta forma impermeabilizar o telhado e livrá-lo 100% das infiltrações.

Ainda segundo ela, assim que concluído, o projeto vai ser enviado para o Dipo (Divisão de Implantação, Projetos e Obras) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. “Daí é batalhar por verba para poder fazer a execução desse projeto e ter um planetário novinho”, diz.

Outro local que recebeu uma atenção especial foi a sala de projeção. Enquanto esteve fechado, as poltronas foram restauradas e as posições acabaram sendo modificadas de lugar.

“As fileiras estavam muito próximas. As pessoas maiores não se sentiam confortáveis porque ficavam apertadas. Agora, com o espaçamento, elas podem ter um melhor conforto”, explica Dinah. Segundo ela, a sala teve uma diminuição em sua capacidade total, passando de 190 lugares para 168.

Dia das Crianças O destaque da reabertura nesta terça é a a oficina de foguetes. Nela, as crianças vão aprender como o veículo consegue deixar a Terra, simulando um programa espacial desde a construção até o lançamento do seu próprio foguete.

A oficina começará às 15h, no saguão do planetário e a previsão de término é às 17h, dependendo da quantidade de foguetes “a serem lançados” da Esplanada Cósmica, no pátio atrás do planetário.

O material da oficina será separado em kits. Cada um terá um cone de cartolina, três abas, uma garrafa pet e fita adesiva para colar a decoração.

Antes, o planetário terá outras atividades. A primeira será a observação do sol nas proximidades do lago (avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951), às 10h. A equipe irá projetar a imagem da estrela utilizando um filtro potente e um instrumento chamado sunspotter, que funciona com um sistema de espelhos. A observação, contudo, vai depender das condições meteorológicas.

Depois, a partir das 14h, o planetário abrirá uma exposição permanente no seu hall. A mostra conta com fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos.

A visita termina na sala de projeção, onde os visitantes poderão ver o céu. As portas do local permanecerão abertas, por segurança em razão da pandemia. Mas, mesmo assim, será possível observar o céu e apreciar constelações, planetas e outros corpos celestes, pois o local é equipado com um projetor de tecnologia avançada.

A sala de projeção, que comporta 168 pessoas, vai operar, contudo, para apenas 30 pessoas por vez. Elas serão acomodadas nas poltronas mais próximas às portas, permitindo apenas agrupamento por família, mantendo distanciamento de três poltronas entre famílias, em fileiras alternadas.

Em todas as atividades serão seguidos protocolos de segurança em virtude da pandemia. Será obrigatório o uso de máscara e as pessoas terão suas temperaturas aferidas. Os locais também serão demarcados com distanciamento de 1,5 m entre as famílias e totens de álcool em gel serão disponibilizados.

Serviço | Planetário do Carmo
Endereço
Rua John Speers, 137, Itaquera (zona leste de São Paulo)
Estacionamento no local
Entrada
Aberto ao público
Programação para este Dia das Crianças
10h – Observação do sol
14h – Exposição permanente
15h – Oficina de foguetes
O planetário também estará aberto à visitação de sua exposição permanente com céu de portas abertas nos dias 19, 21, 26, 28 de outubro (terças e quintas); das 15h às 15h40 A programação a partir de novembro será anunciada nas redes sociais do planetário: Planetários de São Paulo (YouTube); @planetariossp (Instagram, Facebook e Twitter) Fonte: Prefeitura de São Paulo

Por Alexandre de Aquino