Polícia prende 16º suspeito de mega-assalto a bancos em Araçatuba (SP)

A prisão ocorreu na cidade de Guararapes

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (28) um mandado de prisão temporária de 30 dias de mais um suspeito do mega-assalto em três bancos em Araçatuba, no interior de São Paulo, ocorrido no dia 30 de agosto. A prisão ocorreu na cidade de Guararapes, com o apoio do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar.

A polícia não divulgou mais detalhes sobre o grau de envolvimento do suspeito no crime e sua identidade.
Além da detenção, os agentes ainda cumpriram dois mandados de busca: um em Agudos e outro em Bauru, ambas cidades do interior de São Paulo. Também foi realizada duas colheitas de material biológico por meio de ordem judicial.

Segundo a PF, 16 pessoas com suspeita de participação no crime já foram presas. No início do mês, um dos suspeitos de liderar a organização foi preso na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Anderson Meneses de Paula, o “Tuca”, foi um dos quatro alvos de uma operação contra o tráfico na região dos limites entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Ele é suspeito de participar da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), que atua dentro e fora de presídios brasileiros, junto a um outro preso preventivamente na ação: William Meira do Nascimento, o “Bruxo”.

Ainda no final de setembro, foi revelado que dois homens apontados como chefes da tática de roubo a bancos, conhecida como “novo cangaço”, tentaram fugir da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP), unidade de segurança máxima onde estão os criminosos mais perigosos do PCC em São Paulo no dia do crime.

O mega-assalto em Araçatuba ocorreu na madrugada do dia 30 de agosto. Na ocasião, homens armados com fuzis explodiram caixas eletrônicos, usaram reféns como escudos humanos na fuga, espalharam explosivos pelas ruas, incendiaram veículos para isolar a cidade e ainda usaram drones para monitorar a ação.

De acordo com a SSP, foram deixados explosivos em ao menos 14 pontos da cidade. Um deles foi detonado quando um homem de 25 anos passou pelo local. A vítima sofreu amputações nos dois pés e teve dedos das mãos cortados.

Na fuga, os criminosos incendiaram veículos em pontes de acesso à cidade, para isolar o local. Artefatos de metal conhecidos como “miguelitos” foram deixados nas pistas para furar pneus de veículos para dificultar a ação da polícia.

Sair da versão mobile