Rompimento de barragens deixa centenas de desabrigados no Ceará – Mais Brasília
FolhaPress

Rompimento de barragens deixa centenas de desabrigados no Ceará

Problema causado por chuvas no interior do estado atinge mais de 350 pessoas

Foto: SSPDS/Governo do Ceará

Duas barragens que romperam no final de semana deixaram 354 pessoas desabrigadas no interior do Ceará. As chuvas ocorridas no sábado (12/3) resultaram na destruição de reservatórios localizados no município de Várzea Alegre e Cedro, ambos na região sul do estado.

As chuvas atingiram 200 milímetros na localidade de Canindezinho, distrito de Várzea Alegre, deixando 54 famílias desabrigadas. Em Cedro, 300 pessoas estão desabrigadas. Conforme a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a inundação foi a maior registrada no município nos últimos 30 anos.

Pelo menos 11 localidades do interior do município de Várzea Alegre foram afetadas. A produção agrícola, conforme o município, foi levada pela força das águas, dando prejuízo aos moradores das regiões de Tapera, Lagoa da Onça, Jenipapeiro, Recanto, Baixio dos Patos, Cariuzinho e Lagoa Seca.

No distrito de Canindezinho, agentes da Defesa Civil realizam os primeiros levantamentos dos danos causados pelas chuvas.

Quatro escolas da região estão sendo preparadas para receberem os desabrigados.

O prefeito de Várzea Alegre, José Helder (MDB), diz que o volume das águas que atingiram a localidade está baixando, o que permite melhor atendimento às populações afetadas. A prefeitura diz que realizará uma campanha de arrecadação de alimentos para doação às vítimas das enchentes.

“Já iniciamos a distribuição de cestas básicas às famílias desabrigadas. Vamos criar um comitê específico para iniciarmos uma campanha de arrecadação de alimentos com o auxílio da iniciativa privada. O objetivo é diminuir ao máximo possível o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs que tiveram percas por conta das inundações”, disse o prefeito.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) também se manifestou sobre as enchentes ocorridas em Várzea Alegre e Cedro. Pelas redes sociais, disse ter enviado auxílio ao município tão logo tomou ciência da situação.

Santana também afirmou ter mantido contato com o prefeito do município, colocando o estado à disposição da população do município. “O governo não medirá esforços para minimizar os danos aos irmãos e irmãs de Várzea Alegre”, disse.

Choveu em 80 municípios do Ceará durante o último final de semana, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). O órgão prevê chuvas intensas na terça-feira e também na quarta em várias regiões do estado.

As áreas mais afetadas, conforme as previsões, estão concentradas na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no Cariri e sul do Sertão Central e no sertão dos Inhamuns.

De acordo com a Funceme, as chuvas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade pela proximidade com a zona de convergência intertropical, além de fatores locais, como temperatura, relevo e umidade.

Por Roberto Crispim