Temporal inunda ruas, hospital e estacionamento de shopping em Porto Alegre

Mudança de temperatura ocorre após dias de calor extremo no RS

Após duas semanas de calor extremo, um temporal atingiu Porto Alegre (RS) no final da tarde desta quarta-feira (26/1) e provocou alagamentos na zona sul e na região central da cidade. A chuva inundou um hospital, um posto de saúde, prédios residenciais e o estacionamento de um shopping, onde motoristas foram retirados com a ajuda de botes.

Ruas de bairros como Menino Deus, Azenha, Cristal e Centro ficaram alagadas. Várias ruas e avenidas foram bloqueadas para o trânsito pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre). Além disso, alguns semáforos pararam de funcionar. A empresa registrou 21 ocorrências por causa do temporal.

O Hospital Mãe de Deus, no bairro Menino Deus, na região centro-sul da cidade, precisou suspender atendimentos após ser parcialmente alagado. Os pacientes com procedimentos agendados foram avisados por telefone sobre a remarcação das consultas e exames. No laboratório não haverá atendimento na manhã desta quinta-feira (27/1). As cirurgias ocorrem normalmente.

“A equipe está trabalhando para recuperar o local. Não houve registro de incidentes envolvendo pacientes ou colaboradores”, informou a direção do hospital, em nota.

A unidade de saúde Santo Alfredo, que atende pela rede municipal, no bairro São José, também foi alagada e funcionará apenas a partir das 12h nesta quinta.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, choveu 50 milímetros em três horas. A previsão é que a chuva continue até a manhã desta quinta, mas em intensidade menor.

“A chuva foi muito bem-vinda. Mas quando chove muito, em poucas horas, isso causa enormes problemas de alagamento na cidade”, disse o prefeito Sebastião Melo (MDB). À noite, ele participou de uma reunião de emergência no Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre) com a equipe do governo para avaliar as consequências da chuva.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, na manhã desta quarta, alerta para risco de tempestade na capital, com volumes de chuva entre 20 a 30 milímetros e rajadas de vento entre 40 e 60 quilômetros por hora.

A chegada de uma massa de ar polar deve amenizar o calor nos próximos dias para os gaúchos, segundo meteorologistas, além de trazer os temporais.

“Primeiro vem a chuva, os temporais, porque vamos ter um grande contraste de temperatura, vai ter essa troca de massas de ar -sai o ar quente, escaldante, e entra em cena o ar frio. O que vai provocar queda na temperatura é a massa de ar frio que vem atrás da frente fria. Nos meses de inverno, ela traz geada, neve, no verão, traz o refresco”, explica Estael Sias, da MetSul.

Os efeitos, no entanto, não devem ser duradouros, com previsão de aumento de temperatura novamente a partir do fim de semana. Algumas regiões podem chegar a ter máximas perto dos 40ºC, mas Freitas diz que fevereiro não terá nova onda de calor.

Sair da versão mobile