Unaí, no Noroeste de Minas, registra aumento nos casos de Covid – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Unaí, no Noroeste de Minas, registra aumento nos casos de Covid

Prefeitura da cidade emitiu decreto com novas orientações para donos de bares, distribuidoras e restaurantes

Foto: Reprodução/Instagram

O aumento recente no número de casos de Covid-19 na cidade de Unaí (MG), Noroeste de Minas, localizada a 164 km de Brasília, ascendeu o alerta da Prefeitura.

Nesta segunda-feira (2/8), o boletim oficial da Covid-19 registrou a marca de 12.143 confirmados com a doença, 70 deles foram notificados nas últimas 24h. Na sexta (30/7), a cidade tinha 12.073 casos.

Um morador da cidade, que não quis se identificar, denuncia que Unaí está com alta nos casos da doença devido à ausência de fiscalização.

“Isso é uma coisa que praticamente não existe. Aqui na cidade, tudo funciona normal sem nenhuma restrição. Bares e restaurantes estão sempre lotados”, detalha.

Diante dos registros, um novo decreto emitido no dia 28 de julho e direcionado para donos de bares, distribuidoras e restaurantes determina novas orientações para funcionamento desses lugares. Agora, esses estabelecimentos só podem atender a mesas com quatro pessoas e fica proibido juntar mesas ainda que com público da mesma família.

O espaçamento entre uma montagem e outra precisa ser de dois metros de distância, o consumo de bebida alcoólica só é permitido para pessoas sentadas e bares, restaurantes e distribuidoras precisam fechar às 00h impreterivelmente. Além dessas medidas, o uso de máscara fácil e disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos seguem valendo.

Segundo o decreto, quem descumprir as normas poderá arcar com multa no valor de R$ 19.700, ter a cassação do alvará ou a interdição do ponto.

As medidas mais restritivas já haviam sido anunciadas pela presidente do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COES), Tatiane Rocha, após as primeiras altas.

Ao Mais Brasília, a Prefeitura informou que o aumento no número de casos de Covid-19 é atribuído, sobretudo, à falta de conscientização de parte da população, que insiste em não cumprir as medidas preventivas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a análise da situação da cidade com relação à doença é realizada, dentre outros, com base nos números constantes do boletim oficial e números de internações de pacientes.

Dados mostram crescente

O gráfico da série covid em Unaí, disponibilizado pela Prefeitura da cidade aponta uma crescente nas últimas quatro semanas. No compilado da 29ª semana do ano (entre os dias 18 e 24 de julho), foram 256 confirmações da doença. Ao todo, desde o início da pandemia Unaí teve 202 mortes por Covid-19.

Nesta segunda, dos 15 leitos de UTI do Hospital Municipal, apenas cinco estavam disponíveis. Segundo o boletim, quatro pacientes internados são moradores da cidade e seis são de outras regiões.

Vacinação

De acordo com a prefeitura da cidade, até 23 de julho, 39.590 pessoas tinham sido imunizadas contra a doença. Em Unaí, a vacinação contra a Covid-19 contempla o público a partir dos 35 anos ou mais.