Covid-19: índice de transmissibilidade acima de 1 já era esperado, diz GDF – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Covid-19: índice de transmissibilidade acima de 1 já era esperado, diz GDF

Segundo o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o aumento no índice tem relação com o mês de férias

Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal destacou que o índice de transmissibilidade registrado nessa quarta-feira (4/8) já era esperado. O número chegou a 1,02. Desde o início da pandemia, o GDF destaca a importância de manter o indicador abaixo de 1. O valor mostra quantas pessoas um indivíduo pode infectar dentro de um determinado período.

Segundo o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, esse aumento tem relação com o mês de férias. “Esse cenário já estava previsto e está dentro da normalidade. Muitas pessoas viajaram e chegaram de outros estados, portanto, não foi uma surpresa”, disse ele, durante uma coletiva de imprensa com a presença do secretário de Saúde, Osnei Okumoto, nesta quinta-feira (5/8), no Palácio do Buriti.

Mesmo com o índice acima de 1, Gustavo ressaltou que a situação está controlada, especialmente, em relação aos leitos disponíveis. O chefe da Casa Civil destacou ainda que o DF já tem 346.013 pacientes recuperados. Nas últimas 24h, foi registrada uma morte e, segundo os dados mais atualizados da Secretaria de Saúde, o número de casos ativos chegou a 6.837.

Números

Leitos UTI / Covid-19
Lista de espera: 5 pacientes
Leitos vagos: 76 leitos (número que representa 57,54% de taxa de ocupação)

Leitos de suporte ventilatório / Hospitais de campanha
Leitos vagos: 164 leitos (número que representa 45,33% de taxa de ocupação)