Do Mais Brasília

Aeroporto de Brasília espera movimento de 185 mil passageiros no feriado prolongado

Segundo a Inframérica, são esperados 1.360 pousos e decolagens

Foto: Divulgação/Inframerica

Com a chegada de mais um feriadinho prolongado no mês de novembro, o Aeroporto de Brasília estima movimentação de cerca de 185 mil passageiros entre esta sexta-feira (12/11) e terça-feira (16/11). Segundo a Inframerica, concessionária que administra o terminal, são esperados 1.360 pousos e decolagens durante o feriado em comemoração à Proclamação da República.

Para esta sexta, a previsão de saída para o feriadão é de 40 mil passageiros, com pico de movimento de 7h até 10h e das 19h às 22h. Já na segunda e terça, retorno da festividade, o fluxo previsto é entre 36 mil e 39 mil usuários, respectivamente.

De acordo com a concessionária, se comparado com o mesmo feriado em 2019, o movimento ainda será 46% menor. Apesar do aumento na movimentação, o Aeroporto de Brasília ainda opera sob os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Destinos mais procurados

Os destinos mais procurados são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador. Lisboa e Panamá também estão entre os destinos procurados que partem direto do terminal brasiliense.

Hoje (12/11), véspera do feriado, a GOL retoma o voo direto para Cancún. Os voos para a cidade mexicana acontecem quatro vezes na semana. As decolagens acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos às 9h30 e o pouso em Brasília está previsto para às 7h30 nos mesmos dias.

O Aeroporto de Brasília é o maior centro de conexões de voos do país e aproximadamente 40% dos passageiros desembarcam na capital para ir a outras regiões do país.

Veja as orientações para quem vai viajar

Com previsão de movimento, a Inframerica orienta os passageiros a chegarem no aeroporto com 2h de antecedência, e lembra que vem mantendo todas as medidas sanitárias contra o novo coronavírus.

A administradora demarcou com adesivos o distanciamento em filas de embarque, portões, pontes de embarque e no raio-x. Ela pede a colaboração de todos os passageiros no respeito ao distanciamento físico entre as pessoas.

Além disso, há mais de 120 dispensers de álcool gel distribuídos em todo o aeroporto para higienização das mãos. Todos os passageiros que embarcarem e desembarcarem terão a temperatura aferida por câmeras termográficas. Caso algum passageiro apresente febre, a equipe de vigilância do terminal acionará o posto médico.

O Aeroporto de Brasília é higienizado com produtos usados para desinfecção de UTI hospitalar. A limpeza é constante. Corrimão, elevadores, balcões, raio-x, tudo é descontaminado a todo o momento, segundo a concessionária. Todos os balcões de atendimento receberam barreiras de acrílico para proteger funcionários e passageiros.