Aeroporto de Brasília terá quatro voos semanais diretos para Buenos Aires – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Aeroporto de Brasília terá quatro voos semanais diretos para Buenos Aires

As saídas da capital para Argentina acontecerão às terças e sábados às 21h50, e nas quartas e domingos às 8h50

Foto: Divulgação/Inframerica

O Aeroporto de Brasília retomará o destino para Buenos Aires, a partir do dia 5 de abril. A companhia Aerolíneas Argentinas será a responsável pela rota. A empresa não operava na capital federal desde 2016. Serão quatro voos semanais diretos que pousarão no Aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque), terminal aéreo central. O voo tem duração de cerca de 3 horas e meia.

“Essa é uma grande conquista para a nossa cidade, fruto de uma negociação de três anos. Estamos lutando por esses voos desde que assumi a Setur-DF”, afirma a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

As saídas de Brasília para Buenos Aires acontecerão às terças e sábados às 21h50, e nas quartas e domingos às 8h50. As chegadas do voo na capital federal serão às terças e sábados, com pousos às 20h50, e nas quartas e domingos, às 7h25.

Para Ivan Blanco, diretor Comercial da Companhia Aérea Aerolíneas Argentinas, “o mercado de Brasília é muito importante para nós e tem um peso enorme especialmente, no que diz respeito ao turismo de lazer e turismo corporativo, sem mencionar que o hub de distribuição dentro do Brasil no Norte e no Nordeste conecta essas duas importantes capitais Brasília para Argentina, propiciando conexões imediatas para todos os destinos da Argentina e também da América do Sul”.

O avião escolhido para esta rota é o modelo Boieng 737-700, com 120 assentos de classe econômica e 8 lugares Club Economy (classe premium). As passagens de ida e volta estão em torno de R$ 2 mil, incluindo as taxas. “Ter mais este voo internacional disponível amplia as possibilidades de forma significativa da visita de mais turistas estrangeiros em nossa cidade”, destaca a Secretária de Turismo.

Flexibilização

Recentemente, a Argentina flexibilizou os requisitos para a entrada de turistas estrangeiros no país. Agora é necessário apresentar o comprovante de vacinação completa, uma declaração de saúde online e um seguro-viagem com cobertura contra Covid-19.

Não vacinados, ou parcialmente vacinados, devem apresentar o teste de PCR ou antígeno negativo, cumprir uma quarentena de sete dias e contar com um seguro de saúde internacional, além de precisar de um certificado de “exceção de vacinação” da autoridade sanitária competente do próprio país e contar com a legalização consular argentina.

A Argentina é hoje o principal emissor de visitantes para o Brasil. Dos 6 milhões de estrangeiros que visitam o país anualmente, 2,5 milhões são argentinos. Em Brasília, os “hermanos” correspondem a 14% do total de visitantes anualmente ou cerca de 10 mil argentinos, de acordo com o Observatório do Turismo.

“Vários fatores levam a procura por Brasília. Fizemos muitas entregas ao longo da nossa gestão. Não à toa a cidade figura em uma lista mundial de cidades tombadas pela Unesco como a oitava mais instagramável do mundo. Além disso, estamos oferecendo testes gratuitos contra a Covid-19 no desembarque do Aeroporto JK, no Centro de Atendimento ao Turista, numa parceria com a Secretaria de Saúde e isso demonstra que somos uma cidade segura”, justifica a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

O terminal brasiliense é o segundo aeroporto mais movimentado do país e um dos principais centros de conexão de voos domésticos do Brasil. Com isto, os passageiros de diversas cidades brasileiras podem também se conectar pela capital federal para viajar a Buenos Aires.

“A Argentina tem cidades muito procuradas na temporada de inverno como as estações de esqui em Bariloche e a neve na Patagônia. Sem contar a própria Buenos Aires e Mendoza, uma região com vinícolas que é visitada em qualquer estação do ano. O câmbio favorável também é uma atração para os brasileiros”, lembra o head de Negócios Aéreos da Inframerica, Roberto Luiz.

O executivo lembra ainda que a conectividade de Brasília é um ponto importante para os passageiros de outras cidades. “Hoje os passageiros podem voar direto da capital federal para três destinos: Lisboa com TAP, Panamá pela Copa Airlines e para Cancún com a GOL. Em maio a GOL também deve voltar com os destinos para Miami e Orlando”, destaca.