Altemar Santos
Do Mais Brasília

Após carreta com oxigênio tombar, governo do DF envia cilindros para Águas Lindas

Carga abasteceria hospitais particulares de Brasília e unidade localizada no Entorno do Distrito Federal

Após carreta com oxigênio tombar, governo do DF envia cilindros para Águas Lindas (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi acionada pela Prefeitura de Águas Lindas, em Goiás, para enviar oxigênio aos hospitais públicos da região. O pedido aconteceu após um caminhão, com uma carga de 16 mil m³ de oxigênio, tombar na BR-040 na última segunda-feira (22). Com o acidente o município ficou sem estoque.

A Secretaria de Saúde encaminhou três cilindros, que somam 32 m³, o suficiente para um dia. Em entrevista coletiva na tarde desta terça (23), o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, comentou a ajuda emergencial para Águas Lindas. Segundo ele, a ajuda “não afetará o fornecimento de oxigênio da capital”.

O prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas da Santa Monica (Podemos), disse que o estoque de oxigênio só seria reabastecido nesta quarta-feira (24).

“Se o paciente não encontra assistência lá [em Águas Lindas], vai vir para o Distrito Federal”, disse Gustavo em resposta ao prefeito do município goiano.

A empresa Gold Gás, proprietária do caminhão que tombou, não informou quais hospitais iriam receber a carga. Mas, explicou que o prejuízo estimado foi de R$ 180 mil.

Acidente

O acidente aconteceu por volta das 9h30 de segunda-feira (22), na Região Serrana do Rio de Janeiro. O veículo tombou na rodovia, causando o vazamento do oxigênio na na pista.

A carga atenderia 1,6 mil pacientes por quatro dias e também seria distribuída para hospitais particulares em Brasília. O motorista e o ajudante tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias.