Atleta brasiliense estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta quinta (5/8) – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Atleta brasiliense estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta quinta (5/8)

Caio Bonfim, de 30 anos, disputará a prova de 20 km da marcha atlética pela terceira vez consecutiva no torneio

Brasiliense Caio-Bonfim
Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Em busca do pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o brasiliense Caio Bonfim disputará, nesta quinta-feira (5/8), a partir das 4h30 (horário de Brasília), a prova de 20 km da marcha atlética, marcando sua terceira participação consecutiva no maior torneio esportivo do mundo.

Na última edição da Olimpíadas, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, o atleta quase conseguiu chegar no pódio da competição, porém, ficou na quarta colocação em sua categoria.

Beneficiado pelos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Caio se destaca como um dos melhores marchadores do mundo e o maior da história do Brasil. O brasiliense faz parte do Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso), coordenado por seus pais e técnicos, João Bonfim e Gianetti Sena – primeira brasileira a ganhar uma medalha internacional na modalidade.

No currículo do esportista de 30 anos estão duas medalhas de bronze, uma no Mundial de 2017 e outra nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, e uma de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

“O cenário no ano passado estava muito mais difícil, muito obscuro, com várias provas canceladas; e, com as Olimpíadas adiadas, deu mais tempo para planejarmos mais”, comentou o atleta em abril, durante visita à Secretaria de Lazer.

“Hoje estamos fazendo menos provas, mas estou usando esse tempo para treinar ainda mais – na rua, na área rural, na esteira em casa, improvisamos de acordo com a situação. Estamos nos adaptando, porque as coisas mudam muito rapidamente”, completa Bonfim.

Treinamento local

Dos oito atletas que representam o Distrito Federal nos Jogos Olímpicos, Caio Bonfim é o único que nasceu e continua treinando na cidade, especificamente no Estádio Augustinho Lima. No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o marchador precisou substituir o treinamento na rua pela esteira em casa.

Dentro da equipe de atletismo brasileira que disputará a prova com Caio, estão os esportistas Lucas Mazzo, de Belém (PA), e Matheus Corrêa, de Blumenau (SC).

A secretária da pasta, Giselle Ferreira, acredita no bom momento esportivo do brasiliense para conquistar o pódio na marcha atlética do país. “As marcas do Caio são incríveis”, avalia. “Sabemos como ele é um atleta focado, disciplinado e resiliente, além de ser a cara da nossa cidade. Tem tudo para voltar de Tóquio com medalha”.