Brasília: Embaixada turca traz famosa pianista Rüyar Taner ao Brasil; concerto será conduzido por Matthias Manasi – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Brasília: Embaixada turca traz famosa pianista Rüyar Taner ao Brasil; concerto será conduzido por Matthias Manasi

O Mais Brasília esteve na sede da Embaixada da Turquia nesta semana para entrevistar a dupla de musicistas

Foto: Divulgação

Uma noite para encantar almas e corações. Esta é a expectativa do público ao Concerto Turco para ouvir a pianista solista Rüyar Taner e o maestro alemão Matthias Manasi. Promovido pela Embaixada da Turquia, o evento gratuito acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 20h, no Teatro Poupex.

Segundo Halil Ibrahim Akça, embaixador da Turquia no Brasil, “trazer a renomada pianista turca Rüyar Taner ao país é uma das maneiras de proporcionar aos brasileiros a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura e da musicalidade da Turquia.”

A convite, o Mais Brasília esteve na sede da Embaixada da Turquia nesta semana para entrevistar a dupla de musicistas.

Em um “chá das 5”, a solista e o maestro compartilharam com a repórter a emoção que sempre é se apresentarem para públicos tão calorosos como os brasileiros. Rüyar Taner e Matthias Manasi contaram ainda um pouco de suas trajetórias, de suas formações técnicas. Cada um descreveu como encontrou a música em sua vidas, quando ainda eram crianças.

“Meu avô foi fundador da orquestra sinfônica em meu país e também tive um professor de piano que comentou que eu era bem talentosa. Então, com 4 anos, eu comecei a ter as primeiras aulas de músicas por meio dos meus pais e do meu avô”, disse a pianista Rüyar Taner.

Com histórias parecidas, o maestro Matthias Manasi contou que a música sempre esteve na vida dele.

“Desde os meus 3 anos de idade eu toco piano. Meus pais também são músicos e foram meus maiores incentivadores.” relembrou o maestro.

 

SINTONIA ENTRE SOLISTA TURCA E MAESTRO ALEMÃO

O concerto desta noite pretende mostrar essa sintonia entre a dupla. “Esse encontro nosso na área musical fluiu, ficamos conectados, houve uma sintonia”, disse Rüyar Taner.

A conectividade de que fala a pianista também é sentida pelo maestro. “Tive oportunidade de estar no Brasil em 2017 e agora, em 2024, tive novamente um convite para tocar. Quando soube do concerto com Rüya Taner como solista e sabendo do histórico dela, do currículo dela, e do quanto é famosa na Turquia, eu pensei como isso seria muito interessante. Quando ensaiamos juntos, durante o ensaio prévio hoje (terça), foi essa sintonia toda”, explicitou o maestro. Em 2010, eu tive a oportunidade de conduzir a Orquestra Sinfônica de Adana, na Turquia, e agora, quando nos encontramos, eu e Rüyar Taner, nós percebemos que temos muita coisa em comum e vamos trabalhar juntos em projetos futuros porque percebemos essa conexão.”, completou Matthias Manasi.

 

IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS SOCIEDADES 

Na Alemanha, as escolas têm a música como uma matéria, com carga horária definida. Segundo a sociedade alemã, inserir a música nos currículos escolares, é uma maneira de melhor formar os cidadãos.

Segundo o maestro, na Alemanha, há especialistas que afirmam que a estimativa de vida de uma pessoa que toca piano é maior do que uma pessoa que não toca nenhum tipo de instrumento, que não tem nenhum contato com a música.

“Visitei uma escola de ensino médio voltada para música em que a carga horária era em torno de 5 horas por semana de educação musical e não somente duas horas como em outras escolas regulares alemãs. Há discussões acerca disto, de se diminuir a carga horária. Mas muitos também dizem que a música nas escolas como matéria curricular deve permanecer, porque a música faz bem às pessoas, aguça a inteligência das pessoas”, explicitou o maestro Matthias Manasi.

Para a pianista turca Rüyar Taner, o exemplo da Alemanha em relação ao ensino da música deveria ser disseminado ao mundo, porque a musicalidade é fundamental à formação do indivíduo e das sociedades. A solista ressaltou ainda que voltará à Turquia revigorada e com ideias novas. Porque esta temporada no Brasil e a parceria profissional com o maestro mostraram a ela o quanto é importante “dialogar com diferentes culturas, para construir pontes entre culturas, países, arte”.

“Esta é a minha primeira vez ao Brasil, toquei em São Paulo, senti a emoção do público brasileiro, as pessoas me acolheram muito bem, foi maravilhoso”, finalizou Rüyar Taner, com “gostinho” de que retornará ao país.