Campanha do GDF combate o vandalismo do transporte público no Carnaval – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Campanha do GDF combate o vandalismo do transporte público no Carnaval

A coordenadora de redes sociais do GDF, Lorena Oliveira, afirma que a divulgação desse tema se deve a uma orientação do Ministério Público do Distrito Federal

Denúncias de casos de vandalismo podem ser feitas pelos canais de Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pelo disque denúncia da Polícia Militar – 190

O Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo uma campanha de conscientização para combater o vandalismo durante o Carnaval da Paz. A peça publicitária alerta que um veículo só pode levar as pessoas a algum lugar se estiver inteiro e incentiva a denúncia de atos de depredação. O combate ao vandalismo no transporte público é um dos principais temas da campanha, que será veiculada nas mídias digitais do governo até o dia 22 deste mês. A coordenadora de redes sociais do GDF, Lorena Oliveira, afirma que a divulgação desse tema se deve a uma orientação do Ministério Público do Distrito Federal.

Além disso, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) também está realizando ações para conscientizar as pessoas sobre o assédio e a importunação sexual no transporte público. A secretaria também aumentou o efetivo para atender os foliões na saída dos blocos e está pedindo reforço da Polícia Militar nos pontos de maior aglomeração para evitar a depredação e o vandalismo.

Entre 2019 e 2020, a Semob registrou 75 ônibus danificados e o metrô identificou 33 trens com vandalismo durante os quatro dias de Carnaval. As principais ocorrências foram janelas arrancadas, vidros quebrados, tetos depredados, danos às portas, botões de emergência, extintores, luminárias e pichações.

É importante lembrar que destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio público é crime previsto no Artigo 163 do Código Penal Brasileiro, e a pena pode variar de multa a detenção de um mês a três anos, dependendo da tipificação do dano. Denúncias de casos de vandalismo podem ser feitas pelos canais de Ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pelo disque denúncia da Polícia Militar – 190.