Do Mais Brasília

Capivara é resgatada por policiais após cair em bueiro no Lago Sul

Batalhão de Polícia Militar Ambiental foram acionados por um morador que fazia caminhada no local. O animal estava saudável e não sofreu ferimentos

Capivara é resgatada por policiais após cair em bueiro no Lago Sul
Foto: Divulgação/PMDF

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou, na manhã desta sexta-feira (4/6), uma capivara adulta que caiu dentro de um bueiro, na SHIS QL 12, no Lago Sul.

Os policiais foram acionados por um morador que fazia caminhada. Ao chegar no local, o BPMA salvou o animal, em seguida, ele foi colocado em uma gaiola e liberado em seu habitat natural, às margens do Lago Paranoá.

Apesar do susto, a equipe policial do Distrito Federal relatou que a capivara estava saudável e não sofreu ferimentos durante a queda.

Pesquisa

Na última terça-feira (1º/6), o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), Sarney Filho, anunciou que as capivaras do Lago Paranoá serão tema de um estudo científico que será desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com recursos do Fundo Único do Meio Ambiente (Funam). O trabalho tem duração prevista de 12 meses.

A pesquisa tem como objetivo estimar, por meio de censos e avaliação da qualidade do habitat, a variação do números de capivaras e condições gerais de vida, para subsidiar políticas públicas e reduzir conflitos com a população humana. Segundo a pasta, o estudo terá foco especial na divulgação de informações e resultados de campanhas de educação ambiental.