Com previsão de nova vinícola, DF quer entrar na rota brasileira dos vinhos – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Com previsão de nova vinícola, DF quer entrar na rota brasileira dos vinhos

No DF, a produção de uvas chega a 1,5 mil toneladas/ano

Foto: Divulgação/Setur

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) tem planos ambiciosos com a previsão da inauguração da Vinícola Brasília em 2022: transformar a região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) em referência na rota brasileira de vinhos.

Neste fim de semana, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, acompanhou mais uma ação na área para projetar o segmento turístico à conquista de novos mercados em Brasília e no país. No DF, a produção de uvas chega a 1,5 mil toneladas/ano

A titular da Secretaria de Turismo (Setur) visitou a região acompanhada pelo empresário Juscelino Pereira, da Rede Piselli, grupo da alta gastronomia de São Paulo (SP), para se encontrar com investidores do polo vinícola do PAD-DF – os empresários Ronaldo Triacca, Rodrigo Sucena e Erbert Araújo.

A meta é integrar e conectar grupos econômicos para o desenvolvimento regional pelo olhar do turismo. Com esse objetivo, a Setur está coordenando ações para fortalecer o enoturismo, cujo alto valor agregado alavanca outros segmentos do setor, como ecoturismo, turismo de aventura, de experiência, rural, gastronômico, comercial e de contemplação.

A região do PAD-DF abriga um importante cinturão verde, com grande produção de hortaliças, verduras, grãos, aves e suínos, por meio do uso de tecnologia de equipamentos e de irrigação.

É ali que está sendo implantado o projeto da Vinícola Brasília, que vai produzir vinhos de inverno considerados de alta qualidade, com o resultado da união de dez amigos amantes do vinho e agricultores da região que identificaram na atividade uma oportunidade promissora para ampliar negócios, gerar renda e emprego.

A vinícola é formada pelas empresas Miro Vinhos e Vinhedos Ltda., Ercoara Cordeiro e Vinho, Hartos Vitivinicultura, Vinícola Marchese, Omar Sena Vinhos e Vinhedos, Horus Vinhos e Vinhedos, Casa Vitor, Toscana do Cerrado, Vista Da Mata e Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.