Covid-19: DF começa mutirão de vacinação a partir dos 37 anos
Do Mais Brasília

Covid-19: DF começa mutirão de vacinação a partir dos 37 anos. Confira a lista de postos

Diferentemente da dinâmica adotada até o momento na capital, não haverá a necessidade de agendamento

vacina
Foto: Andre Borges/Agência Brasília.

A partir desta sexta-feira (23/07), se inicia o mutirão de vacinação no Distrito Federal para pessoas nas faixas etárias a partir de 37 anos. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 100 mil doses.

Diferentemente da dinâmica adotada até o momento na capital, não haverá a necessidade de agendamento. A mudança foi feita diante de reclamações das dificuldades de cidadãos em realizar a marcação da aplicação das doses.

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) colocará cerca de 500 profissionais para trabalharem exclusivamente nos pontos de imunização; outras 50 pessoas em 23 carros estarão atuando na logística e distribuição das doses, inclusive se caso houver necessidade de reposição.

Em oportunidades anteriores, o preenchimento das vagas ocorreu em menos de uma hora. Para responder às críticas, o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que irá ampliar os postos de vacinação de 54 para cerca de 100, espalhados em diferentes pontos da capital.

Os locais serão distribuídos por idade e por critérios específicos. Alguns postos só aplicarão a 1ª dose. Outros com 1ª e 2ª doses, e locais somente com 2ª dose. A relação dos locais e quais tipos de doses foi disponibilizada no site do GDF. Nesta sexta-feira (23/7), a vacinação acontece das 8h às 17h. Já no sábado (24/7) e no domingo (25/7), o horário de atendimento ao público é das 9h às 17h. Para quem for receber o imunizante basta levar um documento de identidade, que comprove a idade apta para receber a vacina. Confira AQUI a lista para imunização.

Depois do mutirão, segundo a SES-DF, as pessoas dentro das faixas etárias poderão seguir procurando os postos destinados para a aplicação de imunizantes. A vacinação estará condicionada à chegada das vacinas à capital.

A expectativa da Saúde é chegar a 300 mil pessoas com a imunização completa até o fim deste mês. Dados recentes do vacinômetro no DF apontam que 51,15% da população acima dos 18 anos já recebeu a primeira dose do imunizante, enquanto 20,27% já completou o ciclo com as duas doses aplicadas.

Da Redação com Agência Brasil