Larissa Passos
Do Mais Brasília

Covid-19: DF confirma seis casos da variante delta

Segundo a Secretaria de Saúde, pacientes detectados com a nova cepa indiana são residentes de Planaltina, Plano Piloto e Santa Maria

GDF confirma caso da variante delta
Foto: Joel rodrigues / Agência Brasília

O governo do Distrito Federal (GDF) confirmou, na tarde desta quarta-feira (21/7), seis casos da nova variante delta do coronavírus na capital federal. A informação foi divulgada durante entrevista coletiva no Palácio do Buriti.

De acordo com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a nova cepa indiana foi identificada durante análise epidemiológica feita pelo Laboratório de Saúde Central (Lacen-DF). Ao todo, foram realizados 67 testes por amostragem, sendo seis pacientes detectados com a variante.

“No dia 20 de julho de 2021, o Centro de Investigação de Emergência de Vigilância e Saúde (Cievs) recebeu informações preliminares sobre a identificação de cinco pacientes detectados com a variante delta. No dia 21, recebeu o relatório de vigilância com a confirmação de seis pacientes contaminados”, declarou o titular da pasta.

Segundo Okumoto, os pacientes identificados são residentes de Planaltina, Plano Piloto e Santa Maria. “Os casos ocorreram em três homens e três mulheres, com a idade entre 20 e 59 anos”, disse. Até o momento, nenhuma das pessoas chegou a ser hospitalizada e estão sendo monitoradas por servidores da vigilância e saúde.

“A equipe do Cievs realizou ligação telefônica para todos, esses pacientes se encontram em domicílio, sendo monitorados pela nossa equipe de vigilância e saúde. Um contato com uma pessoa que esteve na Bahia e um dos pacientes apresentou falta de ar, mas não foi necessário a sua hospitalização”, declarou o secretário.

Além disso, o gestor da pasta contou que há quatro pessoas que tiveram contato direto com os indivíduos infectados pela variante delta. “A identificação de que realmente a variante deles sejam delta já vai caracterizar se houve ou não a transmissão comunitária”.