Covid-19: farmácias do DF contam com 60 mil kits para testar população – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Covid-19: farmácias do DF contam com 60 mil kits para testar população

Além desses, há 181 mil testes disponíveis nas unidades da rede pública

Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

A testagem gratuita de Covid-19 continua no Distrito Federal. Até a manhã dessa quarta-feira (19/1), 60 mil testes já haviam sido retirados da Farmácia Central da Secretaria de Saúde pelos responsáveis dos estabelecimentos habilitados. De acordo com a subsecretaria de Logística, além dos kits entregues para estratégia de testagem nas farmácias, 181 mil testes estão espalhados pela rede pública e ainda há 539,6 mil em estoque.

O início do atendimento, a definição do horário de testagem, a necessidade de agendamento ou não e a quantidade de testes realizados por dia são definidos pelos 22 estabelecimentos parceiros. A drogaria São Rafael, no Gama, oferta os testes gratuitos desde segunda-feira (17/1).

A Drogaria Brasil, em Santa Maria, começou na terça-feira (18/1). O estabelecimento, inclusive, é o único que atende por demanda espontânea, com média de 40 senhas por dia. “As pessoas aguardam fora da loja, passam pela triagem e depois são direcionadas para o atendimento”, explica a supervisora Mariza Faria.

Já o Atacadão Drogacenter mobilizou 16 funcionários do call center para o agendamento dos testes, que estão disponíveis nas 16 unidades da rede, desde essa quarta-feira (19/1). O farmacêutico e diretor da rede, Gilvam Júnior, elogia a iniciativa e incentiva outros colegas a participarem. “Precisamos de mais farmácias do DF engajadas para atender ainda mais pessoas”, reforça.

A Drogaria Messias, em Ceilândia, e a Farmácia Descontão, de Taguatinga, também iniciaram a aplicação dos testes nessa quarta (19/1). As unidades da Farmácias Descontão de Águas Claras e de Ceilândia começaram a testar nesta quinta-feira (20/1), quem agendou até essa quarta-feira.

A testagem nas farmácias é uma parceria da pasta com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) que, junto ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos de testagem. Cada farmácia é responsável por notificar a Secretaria de Saúde dos casos positivos e negativos.

Servidores da Secretaria realizaram o treinamento dos funcionários da empresa sobre o uso do sistema E-Sus, em que são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.

Veja as farmácias que fazem testes gratuitos: