Covid-19: instituições para idosos devem manter uso de máscara, diz MPDFT – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Covid-19: instituições para idosos devem manter uso de máscara, diz MPDFT

Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa enviou ofício nessa sexta-feira (11/3)

Idosos
Foto: Jucimar/Mais Brasília

A Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid), do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), enviou um ofício às instituições de longa permanência para que mantenham a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os servidores e visitantes, enquanto persistir o risco de contaminação da Covid-19. O documento foi encaminhado nessa sexta-feira (11/3).

A medida foi tomada após diversas instituições que acolhem idosos reclamarem da medida que suspendeu a obrigação do uso de máscaras nesses locais.

“Como a população idosa é a mais suscetível de vir a óbito em decorrência da infecção por Covid-19, a flexibilização de medidas sanitárias, como a que recomenda o uso de máscaras, nesse estágio da pandemia, ainda representa um risco em potencial para a vida dessas pessoas, principalmente nos estabelecimentos que abrigam idosos”, afirma a promotora de Justiça Máercia de Mello.

A Projid ressalta que a liberação do uso de máscaras de proteção facial no DF contraria as recomendações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Saúde (SES).

O MPDFT frisa ainda que a Gerência de Risco em Serviços de Saúde da Diretoria de Vigilância Sanitária da SES expediu Nota Técnica orientando que seja mantido o uso de máscara dentro dos estabelecimentos de saúde, por todos os profissionais e usuários.