Creches conveniadas ao GDF retomam atividades em 28 de junho
Do Mais Brasília

Creches conveniadas ao GDF retomam atividades presenciais em 28 de junho

Decisão foi divulgada pelo secretário de Educação, Leandro Cruz, após reunião com representantes das creches e dos professores na capital federal

Creches
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

As creches conveniadas à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) retomam as atividades presenciais no dia 28 de junho. As 122 unidades tiveram o atendimento presencial suspenso em 19 de março do ano passado devido a pandemia da Covid-19.

A decisão foi anunciada pelo secretário da pasta, Leandro Cruz, após reunião com representantes do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep) e do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas), responsável pelas creches conveniadas com o poder público.

“A vacinação dos profissionais possibilita o retorno presencial. E a retomada é uma vitória para a educação e para os pais, mães e responsáveis que precisam de um lugar seguro para atender seus filhos enquanto trabalham, sem falar da importância dessa etapa para as crianças, que é a base de todo percurso educacional”, afirmou Leandro Cruz.

O secretário executivo da Educação, Fábio Sousa, explicou que a primeira semana será dedicada à capacitação dos profissionais que atuam nessas instituições sobre os protocolos de segurança contra a Covid-19.

“Será um período para ambientação e preparação das medidas sanitárias, para receber todas as crianças, que carecem de uma atenção especial, por se tratar de um público totalmente dependente do profissional. Muitos ainda requerem colo, daí a importância dessa ambientação”, informou Fábio Sousa.

De acordo com a pasta, no dia 5 de julho, as instituições estarão preparadas para recepcionar as crianças.

Rede conveniada

A Secretaria de Educação mantém parceria com 59 centros de educação da primeira infância (CEPIs), construídos com recursos públicos e geridos pela iniciativa privada, e com 63 instituições privadas conveniadas.

Ao todo, as 122 unidades atendem 22.967 crianças de zero a 5 anos de idade. Destas, 18.450 são da etapa creche e 4.144 da pré-escola..

A vacinação contra a Covid-19 dos profissionais ocorreu de 21 de maio a 13 de junho.