Do Mais Brasília

Defesa Civil interdita casas após risco de desabamento de muro em Arniqueiras

Estrutura do muro sofreu um abaulamento em direção aos imóveis, rachaduras e ruptura do talude

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Em decorrência das chuvas na noite dessa sexta-feira (19/11), a Defesa Civil do Distrito Federal interditou duas casas após risco de desabamento de muro no conjunto 5, próximo ao Parque Areal, em Arniqueiras.

Neste sábado (20/11), a equipe de plantão verificou a existência de um muro com cerca de 30 metros de extensão, 3,3 metros de altura e distante 90 centímetros das habitações vizinhas. A estrutura sofreu um abaulamento em direção às casas, rachaduras e ruptura do talude, havendo risco iminente de queda sobre as residências.

A Defesa Civil interditou as duas casas, orientando as famílias a abandonarem imediatamente os imóveis. O proprietário do muro foi notificado a contratar profissional ou empresa habilitada para realizar o escoramento da estrutura, realizar a drenagem da água acumulada na base e a correção dos problemas estruturais. Também foi orientado a não transitar sobre a área de ruptura do talude.

De acordo com o órgão, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) será informada da necessidade de apoio e acolhimento das famílias afetadas. O proprietário foi alertado de sua responsabilidade em relação a situação e imediatamente iniciou as tratativas para o custeio de aluguel aos ocupantes das casas interditadas.