Do Mais Brasília

Detran-DF divulga relação das 19 empresas credenciadas que farão vistorias veicular

Empresas poderão iniciar atendimento ao público em até 10 dias

Detran-DF
Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) credenciou 19 empresas para fazer vistoria veicular, as chamadas ECV’s. A relação foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (14/9).

Em até 10 dias, essas empresas poderão iniciar atendimento ao público. A partir de agora, serão, no mínimo, cerca de 130 novos boxes, distribuídos nas seguintes regiões e Águas Claras, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, Vicente Pires, entre outros.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o objetivo do credenciamento de empresas de vistoria é aumentar as opções de atendimento e agilizar os processos na prestação de serviços, tornando-os mais eficientes e, assim, garantindo maior comodidade para a sociedade.

“Estamos exterminando um dos maiores gargalos do atendimento e dando continuidade ao projeto inicial da nossa gestão: zerar as filas do Detran. Com essa medida, o Departamento passa a atender a população de forma mais ágil e democrática, já que teremos pontos de atendimento distribuídos em diversas regiões administrativas”, conta Zélio.

Por meio das ECV’s, não precisará agendar atendimento, basta ir apenas até uma credenciada mais próxima para realizar a vistoria do veículo, que é procedimento obrigatório para os serviços de: transferência de propriedade, mudança de Unidade de Federação, alteração de característica e Inclusão de Gravame.

Credenciamento

Em abril deste ano, a autarquia publicou as orientações que estabelecem os requisitos e procedimentos para o credenciamento de empresas prestadoras de serviços de vistoria de identificação veicular.

Ao todo, 129 empresas apresentaram carta de intenção requerendo o credenciamento. Dessas, 69 foram aprovadas na análise documental. Dentre elas, 19 foram habilitadas na avaliação de conformidade, outras 48 ainda estão com o processo de credenciamento em andamento.

Conforme o Detran, não haverá aumento de valor do serviço. Atualmente, são cobrados R$ 126 pela vistoria veicular. É proibido a cobrança de quaisquer valores adicionais dos usuários dos serviços de ECV’s.