Do Mais Brasília

Detran-DF faz alerta sobre cuidado ao dirigir na chuva; veja dicas

Asfalto molhado, baixa visibilidade e excesso de velocidade aumentam riscos de acidentes

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Durante o período de chuvas no Distrito Federal, os motoristas devem ampliar a atenção ao dirigir pelas vias da capital. A combinação de asfalto molhado, baixa visibilidade e poças d’água aumenta o risco de acidentes de trânsito.

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) orienta a população a observar cuidados básicos, como reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo à frente e usar o ar-condicionado, ou abrir um pouco os vidros, para melhorar a visibilidade.

A autarquia lembra ainda que ao atravessar poças, o condutor do veículo deve manter a aceleração contínua em primeira marcha. No caso de locais alagados, é recomendado deixar o nível da água baixar. Também é importante usar o farol baixo, que torna o automóvel mais visível.

No período chuvoso, os semáforos podem sofrer algum tipo de pane no funcionamento, principalmente quando há queda de energia. Dessa forma, o Detran monitora os equipamentos, mas também orienta a população a informação sobre os problemas. Para isso, basta ligar para o telefone 154.

Veja dicas importantes para os dias de chuva

  • Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
  • Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
  • Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro;
  • Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo à frente;
  • Se houver pouca visibilidade em função de chuva ou neblina, pare e espere as condições do tempo melhorarem, caso possa fazer isso com segurança;
  • Evite freadas ou mudanças bruscas de direção, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, que é quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
  • Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
  • Em caso de enchente, abandone o veículo assim que o nível de água atingir o batente do carro, pois há risco de o veículo começar a boiar.