DF: Defesa Civil interdita 4 edificações em Planaltina por risco de colapso – Mais Brasília
Do Mais Brasília

DF: Defesa Civil interdita 4 edificações em Planaltina por risco de colapso

O caso aconteceu na noite desse domingo (28). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 18h44

Foto: CBMDF/Divulgação

Quatro edificações foram evacuadas e interditadas pela Defesa Civil do DF por risco de colapso em Planaltina, no Distrito Federal. Os prédios são de uso misto (residencial e comercial) e estão situados na quadra 18, no Buritis 4. O caso aconteceu na noite desse domingo (28). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 18h44.

Segundo a corporação, os bombeiros foram acionados pelos moradores, que ouviram estalos nas instalações dos prédios, que apresentavam rachaduras. Quando os socorristas chegaram ao local da ocorrência, também ouviram os estalos na estrutura de um dos apartamentos no Lote 13.

Ainda de acordo com o CBMDF, após uma análise minuciosa foi verificado que, além das rachaduras e anomalias nas edificações, o asfalto na comercial, em frente aos estabelecimentos, também apresentava rachaduras.

Diante do risco de desabamento e colapso estrutural, as quatro edificações foram evacuadas pelo Corpo de Bombeiros e a parte frontal da rua, onde apresenta rachaduras visíveis,  ficou interditada para posterior análise técnica da Defesa Civil.

Com a evacuação, foram interditados os seguintes locais:

Lote 12 – uma residência com oito pessoas; (evacuado porém não interditado pela Defesa Civil); Lote 13, quatro apartamentos, totalizando sete pessoas de quatro famílias; Lote 14, um apartamento com quatro pessoas; Lote 15, sete apartamentos, totalizando dezoito pessoas de sete famílias.

A Defesa Civil foi acionada e compareceu ao local do incidente para fazer a avaliação da estrutura e emitiu os termos de interdição das edificações constantes nos lotes 13, 14 e 15.

A PMDF foi aciona e permaneceu no local para garantir o cumprimento da interdição e proteção do patrimônio. Os bombeiros não souberam informar o que motivou as anomalias nas estruturas.