DF: dentista é acusado de deformar rosto de paciente e agredir o marido dela – Mais Brasília
Do Mais Brasília

DF: dentista é acusado de deformar rosto de paciente e agredir o marido dela

O dentista, José Augusto Toledo Patay, de 42 anos, foi procurado pela paciente há mais de um ano, para fazer harmonização facial

Foto: Reprodução

Um dentista está sendo acusado por uma paciente de deixá-la deformada. O caso aconteceu no Distrito Federal. Segundo a mulher, Rita Castro de Araújo, de 67 anos, o profissional também agrediu fisicamente o marido dela. O dentista, José Augusto Toledo Patay, de 42 anos, foi procurado pela paciente há mais de um ano, para fazer harmonização facial.

Porém, após os procedimentos estéticos, a mulher ficou com nódulos no rosto. Por causa disso, a paciente colocou o profissional na justiça. Os processos correm judicialmente há cerca de três meses. O dentista, entretanto, alega que as as sequelas são resultado de uma operação feita por outra pessoa. As informações foram relevadas pelo Metrópoles.

Segundo o site, Rita contou que, em março de 2023, procurou o profissional para fazer um procedimento, mas foi convencida por José Augusto a realizar mais mudanças na própria face, que utilizaram o polimetilmetacrilato (PMMA) – produto de uso em saúde da classe IV, de máximo risco, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Três meses depois, nódulos começaram a aparecer no rosto da aposentada. “Ele dizia que isso nunca aconteceu com paciente nenhuma e não sabia explicar o que estava acontecendo. Então ele fez uma cirurgia e retirou 40 caroços da minha face direita. Ele também aplicou ozônio e fiquei sem enxergar por 20 minutos”, disse.

“Minha autoestima? Está no zero. Eu não tenho mais o sorriso que eu tinha antes. Eu tinha um sorriso belo, agora tenho deformações no rosto, estou cheia de caroços. Está tudo inflamado. Tenho dificuldade para conversar, meu rosto pega fogo.”

SUMIÇO

Em abril deste ano, o dentista virou notícia após a mídia divulgar o desaparecimento dele por três dias. Após ser localizado, o profissional informou que desapareceu para participar de um retiro espiritual. À ex-mulher dele, Josiane Dombroski, de 28 anos, o dentista disse  que “precisava meditar um pouco”.

No dia 15 de abril de 2024, o dentista recebeu uma ligação suspeita e, logo após, saiu às pressas de casa, em Águas Claras. Ele foi encontrado três dias depois, em 18 de abril.

Ao Metrópoles, a ex-mulher dele explicou que os dois estavam na clínica em que trabalham quando o dentista recebeu a ligação que o deixou muito preocupado. Eles foram para casa e, de lá, o homem saiu rapidamente, dizendo que iria resolver o problema, sem dar detalhes.

José Augusto não teria levado nada, apenas o que já vestia e as chaves da caminhonete que tem.