Da redação
Do Mais Brasília

DF e Entorno unidos pelo repente em festival on-line

Com patrocínio do FAC, músicos se apresentam de 16 a 18 de julho na Casa do Cantador, em evento sem plateia

A violeira Mocinha de Passira (em foto tirada antes da pandemia) participa do evento como convidada | Foto: Jan Ribeiro

O Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno ganhou este ano uma versão totalmente on-line. Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal (GDF), o evento, de 16 a 18 julho, não terá a participação presencial de público, mas poderá ser acompanhado pelos admiradores do estilo musical que tem origem na região Nordeste do país.

Isso porque tanto as etapas classificatórias, em 16 e 17 de junho, quanto a final, no dia 18, serão transmitidas ao vivo direto da Casa do Cantador, pelo canal da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrepo) no Youtube ou pela página Repentistas do DF, no Facebook  Todas as transmissões terão interpretação em Libras.

Nos dois primeiros dias, ainda na etapa classificatória, 12 repentistas formarão duplas, que  serão julgadas. Dessas, três disputam primeiro, segundo e terceiro lugares no último dia das apresentações.

Além dos concorrentes, as apresentações ao vivo terão a participação especial de sete repentistas renomados: Chico de Assis, Edmilson e Lisboa, Mocinha de Passira, Minervina Ferreira e Irmãos Silva. O júri é formado por João Bosco, Lília Diniz, Rene Bomfim e Donzílio Luiz

Estudantes de Ceilândia

Este ano, o festival resolveu envolver a comunidade escolar de Ceilândia. Alunos do Centro Educacional (CED) 11, do Centro de Ensino Médio (CEM) 9, e do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Boa Esperança participaram do júri popular na fase eliminatória da competição, ainda em abril.

A iniciativa inclui também oficinas de Poesia Popular, em aulas gravadas, e livretos de Cordel, disponibilizados no site do projeto. O evento tem direção de João Santana e realização da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo), em parceria com a Casa do Cantador. O patrocínio é do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).