Do Mais Brasília

DF é responsável por queda de 37% de crimes contra a vida do País

Segundo levantamento do Monitor da Violência, capital federal apresentou a maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) do Brasil

Operação da Polícia do DF
Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

O Distrito Federal apresentou a maior redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) do Brasil. As informações são do Monitor da Violência, que faz o acompanhamento dos crimes contra a vida no país. De acordo com o estudo, a redução no DF chegou a 37%.

Em todo o país, foram contabilizadas 1,3 mil mortes a menos nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o que na média nacional representa redução de 11% nos CVLIs. A categoria engloba homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

“Isso demonstra o esforço ainda maior dos profissionais da Segurança Pública, que tiveram que se adaptar às rotinas do novo cenário e, ainda assim, conseguimos terminar 2020 com redução recorde”, afirma o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo.

O secretário ressalta ainda que a queda do número de homicídios no Distrito Federal estava ocorrendo mesmo antes da pandemia de Covid-19. “É possível que a dinâmica das restrições impostas pelo período tenha interferido, porém não há estudo sobre o assunto. O que temos é uma redução que já vinha sendo consolidada e que se estabeleceu por todo o ano passado”, completa o titular da pasta.

 

Redução

Para o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos, o reconhecimento nacional resulta, além do trabalho integrado das forças de segurança, ao comprometimento dos policiais. “A dedicação de cada militar, de cada comando resulta num trabalho em equipe, que é fundamental para redução criminal. Quem ganha é a população do Distrito Federal. Continuamos nas ruas, todos os dias da semana, 24 horas por dia”.

O titular da Coordenação de Repressão a Homicídios e de Proteção à Pessoa, Laércio Rosseto, explica que a redução dos homicídios também resulta de uma série de ações e medidas adotadas pela Polícia Civil. “Essa redução de crimes violentos no DF está ligada à resposta que tem sido dada por parte da polícia judiciária local. As investigações e prisões diminuem a impunidade e mostram que os autores desses crimes que serão alcançados”.

Laércio Rosseto relata ainda ações adotadas pela instituição: “Os resultados foram obtidos por conta de uma série de ações, como a implementação do Plantão Extraordinário de Local de Crime (PEL), o combate ao tráfico de drogas, uso de tecnologia de ponta, o trabalho qualificado dos peritos criminais, deferimento de representações ofertadas ao Judiciário, com pareceres favoráveis do Ministérios Público, o que possibilita medidas cautelares para uma investigação de excelência”.