Do Mais Brasília

DF recebe 12 mil novas doses da Coronavac

Vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde desembarcaram no Aeroporto JK na manhã desta sexta-feira (14/5)

Divulgação/Ministério da Saúde

O Distrito Federal recebeu mais 12,8 mil doses da Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan para continuar a campanha de vacinação contra a Covid-19. A nova remessa desembarcou no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek na manhã desta sexta-feira (14/5).

As vacinas foram repassadas pelo Ministério da Saúde, que recebeu o lote com quase 1 milhão de doses da Coronavac na quarta-feira (12/05). A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é a de utilizar o quantitativo para segunda dose, para completar os esquemas vacinais, ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, desde que façam a reserva para a segunda dose.

As orientações do PNI sobre a vacinação foram atualizadas no 17º informe técnico.

No DF, pessoas com comorbidades entre 50 e 54 anos, além de grávidas e puérperas (também com comorbidades) fazem parte do grupo prioritário que é alvo da vacinação no momento. O governo do Distrito Federal disse que profissionais da educação poderiam receber as doses que chegaram nesta semana, mas também diz aguardar levantamento da Secretaria de Educação para começar a imunizar professores e demais trabalhadores das escolas.

“O secretário Leandro (Cruz, da Educação) está fazendo o levantamento dos dados necessários, por faixa etária de professores, por pessoas com comorbidades. Com base nesse levantamento, esses dados serão passados para Secretaria de Saúde, que a luz das doses e da expectativa e previsão de novas doses, fará a elaboração de como será feita a vacinação desses profissionais da educação”, afirmou o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.