Do Mais Brasília

Dia D de vacinação contra Covid-19: veja onde se vacinar neste sábado (20)

Ao todo, 28 pontos de vacina atendem a população acima de 12 anos, até às 17h

Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES

O Dia D de vacinação contra a Covid-19 começa neste sábado (20/11), em 28 postos, até às 17h. A ação vai levar a primeira dose da vacina a 14 pontos estratégicos, sendo 8 feiras com grande circulação de pessoas, na Rodoviária do Plano Piloto e em outros espaços públicos.

A vacina para os adolescentes, a segunda dose e a dose de reforço serão oferecidas em 16 locais, sendo 13 UBSs, uma policlínica, na Feira dos Importados e na Igreja do Sol Nascente, localizada na ch 117, conjunto D, lote 5.

“Amanhã, o GDF e a Secretaria de Saúde estarão fazendo uma busca ativa das pessoas que ainda não se vacinaram. Nosso esforço será com a primeira dose para quem tem mais de 18 anos. Vamos levar o imunizante mais perto das pessoas”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

O objetivo do Dia D é ir até onde a população se concentra nos finais de semana e levar a primeira dose. A pasta estima que cerca de 248 mil pessoas ainda não tenham iniciado o ciclo vacinal contra a Covid-19.

Veja os locais onde haverá a primeira dose:

Foto: Divulgação/SES-DF

Todos os locais que ofertarão a segunda dose terão AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech. Lembrando que o prazo para segunda dose é de 14 a 28 dias para quem tomou CoronaVac e de 56 dias para quem recebeu AstraZeneca ou Pfizer. A dose de reforço também será ofertada nesses pontos. Veja quais são eles:

Foto: Divulgação/SES-DF

Vacinas recebidas

O Distrito Federal recebeu, nesta sexta-feira (19/11), 46,8 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech, sendo 16.380 para a segunda dose. Ainda há previsão do recebimento de mais 7 mil doses da vacina AstraZeneca para aplicação da D2.

Até o momento, o DF já recebeu 5.639.977 doses, sendo que 4.325.241 já foram aplicadas como D1, D2, dose única, reforço e adicional. Até a última atualização do Vacinômetro, 88,1% da população vacinável, com 12 anos ou mais, já havia recebido a primeira dose. Com a imunização completa, 72,7% da população recebeu duas doses ou dose única