Do Mais Brasília

Dia D de vacinação contra Covid-19: DF aplica mais de 11 mil doses de vacina

Ação ocorreu em feiras e locais com grande circulação de pessoas

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O Dia D de vacinação contra a Covid-19, no Distrito Federal, aplicou 11.881 doses de vacinas, neste sábado (20/11). A ação, que ocorreu em feiras e locais com grande circulação de pessoas, foi feita uma busca ativa por pessoas que ainda não haviam iniciado o ciclo vacinal ou que não tinham tomado a segunda dose ou a dose de reforço.

“Foi um dia espetacular para o Distrito Federal. Nós estamos atrás das pessoas que ainda não puderam, ou não se sensibilizaram a tomar a vacina contra a covid. Nossa luta não terminou hoje. Nós vamos continuar indo atrás e vamos convencer essas pessoas a se vacinarem. Tenho certeza de que, juntos, vamos chegar ao nosso objetivo de vacinar e proteger a população do DF contra a covid-19”, afirmou o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache.

De acordo com a pasta, o público alcançado ontem (21/11) foi maior que nos últimos finais de semana. Paralelamente ao Dia D, o DF também promoveu, juntamente com o Ministério da Saúde, a Mega Vacinação, com foco na segunda dose e na dose de reforço.

A campanha iniciou às 9h, na Feira dos Importados do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). Além deste ponto, outros 27 integraram a ação do GDF, como a Rodoviária do Plano Piloto, outras feiras da capital, uma igreja do Sol Nascente e 13 unidades básicas de saúde.

Além da vacina contra a Covid, os pontos volantes também aplicaram o imunizante contra a influenza. Foram, ao todo, 1.229 doses aplicadas.

Domingo

Para quem não conseguiu comparecer a nenhum dos pontos, a vacina contra a Covid-19 segue disponível neste domingo (21/11) em quatro locais:

  • UBS 1 da Asa Norte (9h às 17h)

D1 para maiores de 18 anos
D2 de AstraZeneca e CoronaVac

  • UBS 12 de Samambaia (9h às 17h)

D2 de AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer-BioNTech
Reforço para idosos e profissionais de saúde que tomaram a D2 ou a dose única (DU) há pelo menos seis meses

  • Praça dos Cristais (18h às 22h)

D2 de Pfizer-BioNTech
Reforço para idosos e profissionais de saúde que tomaram a D2 ou DU há pelo menos seis meses
Na segunda-feira (22), os pontos de vacinação estarão abertos normalmente. A lista dos locais

  • UBS 7 de Ceilândia (9h às 17h)

D1 para adolescentes a partir dos 12 anos e adultos a partir dos 18 anos
D1 para gestantes e puérperas
D2 de CoronaVac e Pfizer-BioNTech
Reforço para idosos e profissionais de saúde que tomaram a D2 ou DU há pelo menos 6 meses