Disputa de cultivares de soja dá a largada para a AgroBrasília – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Disputa de cultivares de soja dá a largada para a AgroBrasília

Edição de 2022 da feira está prevista para ser realizada em formato presencial, em maio

Foi dada a largada para a AgroBrasília 2022 por meio da tradicional Competição de Cultivares de Soja.

A 12ª edição da prova foi realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e pela Feira AgroBrasília, em parceria com a Emater-DF.

O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (4), no PAD-DF. A expectativa é de que a AgroBrasília neste ano ocorra em formato presencial, no mês de maio.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, prestigiou o evento, acompanhada da diretora-executiva, Loiselene Trindade, e da equipe de técnicos extensionistas da empresa.

De acordo com ela, a competição é uma oportunidade para fortalecer o intercâmbio de informações sobre as últimas tecnologias, qualidades e variedades de sementes.

O secretário de Agricultura do DF, Candido Teles, também marcou presença na abertura da competição.

“A AgroBrasília é o maior evento rural da região, que tem início com essa tradicional competição. Uma disputa saudável e educativa, onde as empresas puderam apresentar a produtores, agrônomos, estudantes e técnicos da Emater o potencial dos cultivares, as variedades genéticas, a qualidade e o desenvolvimento das plantas. A Emater-DF participa ativamente. Nosso papel também é levar as melhores tecnologias ao produtor rural”, ressaltou Denise.

Competição

A Competição de Cultivares 2021/2022 tem a participação de 14 empresas. Após se inscreverem, as empresas trazem os seus respectivos materiais genéticos para o plantio.

Em seguida, a equipe da AgroBrasília/Coopa-DF assume o cultivo e implementa todos os tratos nos campos, como controles de pragas e doenças, entre outros. A competição ocupa uma área de 17 hectares, sendo destinados 1.200m² para cada material.

Nesse ensaio, 54 materiais foram plantados nos dias 26 e 27 de outubro de 2021, com previsão de colheita dos primeiros materiais em 15 de fevereiro de 2022.

Nesta sexta (4) ocorreu o tradicional Dia de Campo, quando as empresas participantes têm a oportunidade de apresentar aos visitantes informações sobre as cultivares.

Os resultados são divulgados no site da AgroBrasília e nos telões do parque no primeiro dia da feira.

Extensionista da Emater-DF na região do PAD-DF, Gilmar Batistella afirmou que a competição também é uma oportunidade de reciclagem profissional, de aprimorar o conhecimento sobre as tecnologias, uma vez que o técnico de assistência técnica e extensão rural auxilia o produtor nas tomadas de decisão.

Segundo ele, a edição contou com a presença de aproximadamente 200 visitantes.

“O produtor vem até aqui para um contato mais próximo com as empresas produtoras de sementes de soja, avaliar e comparar os produtos das 17 representantes presentes, que apresentaram cada uma delas entre três e cinco variedades de sementes. Cada cultivar tem suas características próprias, que se adaptam às diversas regiões, aos solos e aos microclimas presentes nas propriedades rurais”, avaliou Gilmar Batistella.

O produtor de soja José Guilherme Brener, que também é presidente da Coopa-DF, participa da competição há muitos anos e entende que é uma oportunidade de conhecer os novos materiais lançados pelas empresas de sementes e selecionar as mais adequadas para serem  incorporadas ao plantio.

“No setor de soja, há uma evolução e uma diversidade muito grande do que é lançado pelas empresas. Vim aqui para conhecer os materiais, para ter um primeiro contato e avaliar se podemos incorporar no nosso portfólio. Quando a gente faz um plantio, a escolha da semente é muito importante. Temos que avaliar o ciclo, as características, se é resistente a nematoide. Dessa forma, ao conhecer os materiais aqui é possível fazer uma seleção daquelas que são interessantes de serem usadas no nosso plantio”, ponderou José Guilherme.

AgroBrasília

A AgroBrasília é uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos.

Realizada pela Coopa-DF,  serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e tem um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo.

A feira conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e da Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF).