Distrito Federal registra primeira morte por dengue neste ano – Mais Brasília
Do Mais Brasília

Distrito Federal registra primeira morte por dengue neste ano

Em 2021, a Secretaria de Saúde confirmou duas vidas perdidas para a doença

Dengue
Foto: Divulgação/Fiocruz

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF) registrou a primeira morte por dengue no Distrito Federal. O óbito é de um morador de Sobradinho II e tinha entre 60 e 69 anos. Em 2021, a pasta confirmou duas vidas perdidas para a doença.

Desde janeiro, foram notificados 15.254 casos suspeitos de dengue, dos quais 13.589 eram prováveis. O número representa um aumento de 381% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 2.680 notificações.

Em relação às regiões administrativas, Ceilândia apresentou o maior número de casos prováveis, com 2.536. São Sebastião aparece em seguida, com 1.215 registros; Samambaia (941); Taguatinga (821); Planaltina (753). De acordo com a Saúde, estas cinco regiões administrativas apresentaram 47,7% dos casos prováveis de dengue do DF.

Não existem medicamentos contra o vírus da dengue nem uma vacina preventiva. Dessa forma, a pasta destaca que a medida mais efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito, mantendo o espaço sempre limpo e eliminando os possíveis acúmulos de água na residência.