Do Mais Brasília

Educação do DF prorroga pedido de remanejamento escolar para 25/11

Procedimento é para estudantes que querem mudar de uma escola pública para outra

Foto: André Amendoeira/Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação do Distrito Federal prorrogou o pedido de remanejamento escolar da rede pública, em 2022, para a próxima quinta-feira (25/11). O prazo terminaria nessa sexta-feira (19/11).

De acordo com a pasta, o procedimento acontece anualmente e, desta vez, a grande novidade é que os veteranos terão preferência sobre os novatos que se inscreveram este ano para entrar na rede pública. Nos últimos anos, os alunos novos que se inscreviam para a rede de ensino obtinham as vagas disponíveis antes dos que já estavam estudando nas escolas públicas.

Para fazer o remanejamento, os pais ou responsáveis legais devem fazer o pedido diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Documentos obrigatórios no ato da inscrição

Conforme a pasta, todos os documentos abaixo podem ser substituídos por autodeclaração pelo responsável.

  • Quando a opção for para qualquer escola que seja próxima do local de moradia: comprovante de residência, como conta de luz, água, telefone, contrato de aluguel, declaração do proprietário do imóvel ou autodeclaração do pai, mãe ou responsável.
  • Quando a escolha for para qualquer escola que fique perto do trabalho: documento que comprove o vínculo empregatício do estudante ou do responsável, que ateste o endereço, como carteira de trabalho, último contracheque ou autodeclaração do pai, mãe ou responsável.
  • Quando a opção for por uma escola específica, da preferência do interessado: apresentar justificativa formal explicando o motivo da escolha, por meio de autodeclaração de vontade.

Atenção

  • O remanejamento para a escola desejada só acontece se houver vaga.
  • O mesmo procedimento vale para aqueles que querem pedir a mudança da escola sequencial indicada (quando o estudante sai de uma etapa de ensino para outra, ele é encaminhado automaticamente para uma unidade que atenda a etapa seguinte, ou seja, sequencial).
  • Caso a mudança não seja possível, o estudante segue matriculado na mesma escola que frequenta ou na escola sequencial indicada.

Resultado

O resultado do remanejamento escolar será divulgado no site da Secretaria de Educação na data prevista de 21 de dezembro.