Enfermeiros do DF participarão de paralisação nacional nesta quarta (21)
A decisão foi tomada após assembleia virtual da categoria na última quinta (15)
Nesta quarta-feira (21/9), em Brasília, o Fórum Nacional dos Enfermeiros convocou a categoria para participar de uma paralisação de 24h.
Segundo o sindicado que representa os profissionais no Distrito Federal, SindEnfermeiro-DF, os enfermeiros do DF vão aderir à paralisação nacional da categoria. A decisão foi tomada após assembleia virtual da categoria na última quinta (15).
“A ideia é que a categoria cruze os braços por 24 horas em protesto pela valorização através do piso, mantendo um efetivo mínimo de trabalhadores para que a população não seja prejudicada”, defende o sindicato.
“Infelizmente as movimentações do STF – inclusive na votação para manter a suspensão, que está 5×3 – sinalizam que a preferência é pelo interesse dos patrôes”, afirmou Jorge Henrique, presidente em exercício do SindEnfermeiro-DF.
Ele também lembrou que as fontes de custeio foram amplamente discutidas quando o então PL 2564 tramitava no Congresso, o que deu a legalidade necessária ao piso. Para ele, a corte tem sido seletiva quando a pauta atinge diretamente o interesse do trabalhador.
“Nós não vimos o Judiciário se manifestar a respeito da reforma trabalhista ou do congelamento de gastos com a EC 95, por exemplo. Essa foi uma medida que precarizou e deixou o trabalhador ainda mais vulnerável aos interesses das elites, e mostra que o STF tem um viés classista – e não é o da classe trabalhadora. Por isso, vamos continuar fortalecendo as mobilizações nas ruas até que o piso seja finalmente implementado”, finalizou.