Furto de cabos de energia no DF tem aumento de 131% na comparação com 2020

Levantamento da Neoenergia Brasília aponta que 50 mil pessoas foram prejudicadas com as ações

O furto de cabos de energia elétrica no Distrito Federal cresceu significativamente em 2021. O número de ocorrências envolvendo as redes de distribuição e iluminação pública atingiu a marca de 621 casos, o que representa um aumento de 131%, na comparação com 2020.

De acordo com a Neoenergia Brasília, cerca de 50 mil pessoas, entre clientes residenciais e comerciais, foram prejudicadas com as ações. Ainda segundo a companhia, esse tipo de furto interrompe, de forma inesperada, o fornecimento de energia, gera transtornos para a sociedade, além de inúmeros prejuízos.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dessa prática e inibir a ação de criminosos, desde a última segunda-feira (21/2), a Neoenergia Brasília, em parceria com a CEB Ipes – responsável pela iluminação pública – e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), lançaram uma campanha digital. Até o próximo sábado (26/2), será compartilhado nas redes sociais dos três órgãos informativos sobre como a sociedade pode ajudar a denunciar.

Dados de um levantamento feito pela Neoenergia Brasília e CEB Ipes mostram que foram contabilizados o roubo de mais de 100 quilômetros de cabos, distância equivalente ao percurso que vai de Brasília até Abadiânia, no interior de Goiás. As regiões da capital federal mais atingidas são as que possuem redes subterrâneas, sendo a Asa Norte, a Asa Sul, o Sudoeste e Águas Claras as de maior recorrência.

Segundo as companhias, os criminosos furtam o material na tentativa de revendê-lo e, caso sejam flagrados, podem ser enquadrados no crime de receptação e serem presos.

Denuncie

A população pode ajudar sempre que presenciar ações de pessoas suspeitas, sem o uniforme da Neoenergia Brasília ou da CEB Ipes e com carros descaracterizados.

A orientação é ligar e fazer uma denúncia anônima pelo telefone 190. Para colaborar com as investigações de um caso suspeito, ligue no 197.

Sair da versão mobile