GDF inaugura Batalhão dos Poderes, que fará segurança da área central de Brasília – Mais Brasília
Do Mais Brasília

GDF inaugura Batalhão dos Poderes, que fará segurança da área central de Brasília

A reforma e ampliação do 6º Batalhão, para garantir a segurança desta área, foi uma das medidas tomadas após os atos golpistas que ocorreram no dia 8 de janeiro

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A governadora em exercício do DF, Celina Leão, inaugurou, nesta quinta-feira (9), a ampliação do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que atende a Esplanada dos Ministérios. Conhecido como Batalhão Esplanada, a unidade também foi rebatizada por meio de decreto e passa a se chamar Batalhão dos Poderes.

Quinhentos e quinze policiais trabalharão na unidade e serão responsáveis pela segurança da área dos ministérios e da Praça dos Três Poderes.

A reforma e ampliação do 6º Batalhão, para garantir a segurança desta área, foi uma das medidas tomadas após os atos golpistas que ocorreram no dia 8 de janeiro, quando prédios dos três poderes, localizados na Esplanada dos Ministérios, foram invadidos e depredados.

“É uma realização entregar uma obra como essa. Um espaço para que possamos garantir uma pronta resposta à nossa democracia, aos três Poderes”, destacou Celina Leão. “Essa é uma área cedida pela Câmara dos Deputados para ampliar o atual batalhão”, acrescentou.

O 6º BPM também dobrou seu efetivo. Anteriormente, contava com 238 policiais. Agora, recebeu mais 277 militares que acabaram de concluir o último curso de formação de Praças da Polícia Militar.

“Compreendemos a indignação que tomou conta de toda a sociedade brasileira após os episódios do dia 8 de janeiro. Mas estamos muito preparados para garantir a segurança da Esplanada”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Algo como o acontecido em 8 de janeiro jamais se repetirá no DF”, salientou.

“Fomos convocadas pela governadora em exercício e imediatamente foi feito projeto, usamos uma técnica construtiva com materiais de fácil aquisição e de baixo custo. E atendendo uma demanda de 100% do que foi pedido pela PM”, explicou. “Para o que existia antes, foi uma evolução enorme, sem dúvida”, disse.

De acordo com a tenente-coronel Kelly Cezário, comandante do 6º BPM, o novo batalhão dará muito mais condições de trabalho e espaço para as atividades policiais.

“Com mais efetivo, com espaço amplo para nossas viaturas, teremos um grupamento de pronto-emprego mais robusto para poder fazer frente aos desafios que a gente encontra frente às manifestações e na segurança desta área central”, pontuou.

Segundo o GDF, uma futura sede, para ampliação das instalações, será construída em um terreno nas proximidades do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Mas ainda depende de projeto executivo e licitação da obra.

Autoridades como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, da Câmara Legislativa, Wellington Luiz, e o secretário executivo do Ministério da Justiça e responsável pela intervenção na segurança do DF, Ricardo Cappelli, também estiveram presentes.

Nova estrutura

As obras consistem na expansão da sede original existente no local, já bastante defasada. Em pouco mais de um mês, a Novacap concluiu uma nova área de 580 metros quadrados construída, que inclui refeitório com capacidade para 80 pessoas, dois dormitórios, novos vestiários masculino e feminino, área administrativa e estacionamento para 38 viaturas e 18 motos. A antiga academia, que ocupa o prédio antigo, foi toda reestruturada.

Acessibilidade

Na solenidade, Celina Leão assinou também a ordem de serviço para a construção de rotas acessíveis nas calçadas da Esplanada dos Ministérios. A obra estenderá em cerca de 6 km as calçadas das vias do local, começando na Rodoviária do Plano Piloto. A obra já foi licitada e tem previsão de investimento de R$ 7 milhões.