Do Mais Brasília

GDF inaugura Complexo Viário Governador Roriz

Obra com investimento de R$ 220 milhões beneficia 100 mil motoristas/dia

Complexo Viário Governador Roriz. Foto: Agência Brasília

Foi inaugurado nesta quarta-feira (12/5) o Complexo Viário Governador Roriz, conjunto de pontes e viadutos que formam a Ligação Torto-Colorado e o Trevo de Triagem Norte. A última etapa foi o viaduto Engenheiro Antônio Gomes, que fica entre a ponte do Bragueto e a Ligação Torto-Colorado. Com isso, a reversão na subida do Colorado, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003) foi extinta.

O complexo viário  começou a ser construído em 2016. Foi batizado com o nome de Governador Roriz por meio de um decreto assinado na gestão de Rodrigo Rollemberg . O texto foi publicado no mesmo dia em que a morte do ex-governador foi anunciada, em setembro de 2018.  Já o Viaduto Engenheiro Antônio Gomes, recebeu este nome em homenagem ao servidor do DER-DF, falecido em agosto de 2020, vítima das complicações causadas pela Covid-19.

São 28 km de vias, 14 km de ciclovias, 23 viadutos e quatro pontes, 770 empregos gerados e investimento de R$ 220 milhões originários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Agência de Desenvolvimento (Terracap). A obra beneficia mais de 100 mil motoristas e representa uma redução de mais de 55% no volume de trânsito.

Qualidade de vida

O diretor-geral do DER-DF – órgão responsável pela obra –, Fauzi Nacfur Júnior, ressaltou a economia de tempo no trânsito que os moradores passam a ter com o complexo totalmente liberado. “A gente reduz o tempo no trânsito e traz qualidade de vida aos moradores. É uma obra da dimensão que a cidade merece”, pontuou.

Já o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, avaliou o desenvolvimento da região e lembrou que o conjunto de viadutos e pontes atendem ao crescimento urbano. “Brasília, no passado, sempre investiu na parte sul, sudeste da cidade, e deixou muito esquecida a parte norte”, disse. “Esse complexo viário vem para corrigir isso. A gente sabe que essa área é de pleno desenvolvimento, com muitos condomínios e outros que estão por vir, então é perfeita a mobilidade que foi colocada aqui”.