Do Mais Brasília

GDF libera agendamento da vacina para 40 anos às 15h desta sexta (16/7)

Com a chegada de 62 mil doses, foi possível fazer a ampliação de 1 ano. Ao todo, serão destinadas 46,5 mil imunizante para esta faixa etária

Coletiva sobre as ações do GDF no combate à covid-19
Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Com a chegada de 62 mil doses de vacinas contra a Covid-19, prevista para esta quinta-feira (15/7), o governo do Distrito Federal (GDF) vai começar a vacinar pessoas entre 40 a 49 anos. O agendamento começa nesta sexta-feira (16/7), às 15h, pelo site da Secretaria de Saúde. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva no Palácio do Buriti.

Segundo o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, para esta faixa etária serão destinadas 46,5 mil doses e serão aplicadas a partir deste fim de semana. A decisão de ampliação desse grupo foi possível após o envio de novas doses que chegarão às 19h de hoje.

“Com essas 62 mil doses, nesse primeiro momento, 46,5 mil doses serão destinadas ao público de 40 a 49 anos para continuar essa vacinação. O agendamento abrirá amanhã, às 15h, para a vacinação ainda no final de semana”, explica o chefe da pasta.

Rocha disse ainda que outras 500 doses dessa remessa serão aplicadas em pessoas com comorbidade. “Da mesma forma, com o agendamento ainda, 500 doses para comorbidades para poder fechar essas pessoas”.

Além da vacinação de pessoas de 40 a 49 anos esse final de semana, acontecerá a aplicação da segunda dose. Os pontos de imunização são no modelo drive-thru e ocorrerão no Sesc Ceilândia, Taguaparque, Torre de TV, Parque da Cidade (Estacionamento 12) e no QG do Exército.

Repescagem 

Durante a coletiva, o secretário da Casa Civil informou também que no dia 24 e 25 de julho ocorrerá uma repescagem de pessoas que têm entre 50 a 59 anos. A Secretaria de Saúde estima que 8 mil pessoas desse público ainda não se vacinaram.

“Então, essa repescagem é justamente para chamar aqueles que ainda não se vacinaram para a vacinação. Passando esse prazo, essas vacinas serão remanejadas pelo critério de idade para diminuir a idade. Essa repescagem é sem agendamento, a pessoa pode ir direto em um ponto de vacinação para ser imunizada”, esclarece Gustavo Rocha.