Do Mais Brasília

GDF nomeia Hélvia Paranaguá como secretária de Educação

Professora assume cargo de Leandro Cruz, que atuou na função por cerca de um ano. Informação foi publicada em edição extra no Diário Oficial

Hélvia Paranaguá, nova secretária da Educação do DF
Foto: Reprodução/Facebook

O governador do Distrito Federal (GDF), Ibaneis Rocha (MDB), nomeou a professora Hélvia Paranaguá como secretária de Educação da capital do país. A informação foi publicada em edição extra no Diário Oficial do DF (DODF) desta quarta-feira (14/7).

Hélvia assume o cargo de Leandro Cruz poucos dias antes do retorno presencial da rede de ensino pública do Distrito Federal, prevista para ocorrer a partir do dia 2 de agosto. O ex-secretário ficou na função por um ano e foi comunicado sobre a exoneração na noite desta terça-feira (13/7), por Ibaneis.

Cruz até maio do ano passado era o secretário de Esporte e Lazer do DF. No entanto, deixou o cargo depois que a deputada federal Celina Leão (Progressistas-DF) assumiu o posto. Além disso, atuou por dois anos como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, durante o governo de Michel Temer (MDB).

Até a publicação desta reportagem, o Mais Brasília questionou o GDF sobre o motivo da saída do ex-titular da pasta, mas não obteve resposta.

Quem é a nova secretária

A professora Hélvia Paranaguá atua na Secretaria de Educação do DF desde julho do ano passado, quando foi nomeada pelo governo local como subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação.

A nova secretária é natural de Corrente, no Piauí, mesma cidade em que o chefe do executivo viveu a sua infância. Ela é servidora há mais de 20 anos e possui experiência na área. Hélvia também trabalhou como secretária adjunta de Educação Integral e subsecretária de Educação Integral, durante o governo de José Roberto Arruda (PL).