GDF registra mais de 100 mil cadastros de pessoas com comorbidades para vacinação – Mais Brasília
Do Mais Brasília

GDF registra mais de 100 mil cadastros de pessoas com comorbidades para vacinação

Só nas últimas horas, cerca de 25 mil brasilienses agendaram data e horário para receber a primeira dose

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou, nesta terça-feira (18/05), que o site vacina.saude.df.gov.br já registrou 103.344 pessoas com comorbidades que realizaram agendamento para imunização contra a Covid-19. O dado conta os cadastros realizados por brasilienses na faixa etária entre 30 e 59 anos.

Desde a última segunda-feira (17/05), o GDF liberou o agendamento para pessoas com comorbidades entre 30 e 49 anos de idade. Pois nas últimas 24 horas, 25.066 pessoas se cadastram e devem ser vacinadas até sexta-feira (21/05). No primeiro dia, 13.095 dessa faixa etária agendaram atendimento, além de outras 11.971 com mais de 49 anos.

 

O governo afirma que tem doses suficientes tanto para este grupo quanto para o dos profissionais de educação, cuja campanha está com início previsto para esta quinta-feira (20/05). Diferentemente do esquema montado para pessoas com comorbidades, os professores serão convocados por lista que será entregue pela Secretaria de Educação do DF.

Cadastro e agendamento 

O cadastramento está disponível para todo cidadão que apresentar alguma das comorbidades relacionadas no plano de vacinação. O sistema da Secretaria de Saúde irá reconhecer, pelo CPF do usuário, se ele é portador de alguma comorbidade, no caso de haver registro de atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). Não havendo esse reconhecimento, o usuário poderá se cadastrar, mas deverá apresentar um laudo médico quando for receber a vacinação.

Ao agendar a vacinação, a ficha com o comprovante de agendamento trará a informação se haverá necessidade de apresentar somente documento de identidade com foto ou laudo médico. Importante esclarecer que os dados informados devem ser comprovados, pois o cidadão declara estar prestando informações verdadeiras.