Do Mais Brasília

GDF retoma vacinação contra Covid-19 de grávidas e puérperas com comorbidades

A partir desta quinta-feira (13/05), não será mais necessário agendamento, mas este grupo será vacinado em pontos específicos

Vacina contra covid-19 no DF
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Atenção, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) que possuem comorbidades! A vacinação será retomada pelo Governo do Distrito Federal a partir desta quinta-feira (13/05). O trabalho havia sido interrompido após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com relação à aplicação do imunizante da AstraZeneca neste grupo de pessoas.

Ou seja: a Secretaria de Saúde do DF aplicará apenas vacinas do Instituto Butantan e da Pfizer/BioNTech em mulheres grávidas e puérperas com comorbidades. O Ministério da Saúde promete que, nos próximos dias, será divulgado um relatório com orientações para as gestantes que já tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Fiocruz.

Enquanto isso, as doses para essas mulheres estarão disponíveis em 24 pontos de vacinação, nos quais não será necessário agendamento para receber o imunizante. Basta comparecer em uma das unidades portando documento que comprove que fazem parte do grupo e relatório médico indicando a sua comorbidade.

Confira aqui os locais de vacinação para grávidas e puérperas com comorbidades: