Do Mais Brasília

GDF vai abrir inscrições para treino de aptidão física para concursos

Interessados em participar do treinamento gratuito podem se inscrever no dia 25 de agosto

teste de aptidão física em concursos
Foto: Divulgação / Secretaria de Esportes

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) vai abrir, entre os dias 25 de agosto e 3 de setembro, inscrições e matrículas do treinamento gratuito para o Teste de Aptidão Física (TAF), exigido a candidatos em concursos públicos. O edital foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (19/8).

A inscrição do treinamento físico será online no site da pasta. As etapas seguintes a serem realizadas pela comissão de seleção, passam pela análise das informações apresentadas pelos candidatos, divulgação da lista provisória, fase de recursos e publicação da lista definitiva.

Os critérios de seleção obedecerão a seguinte prioridade: proximidade, da fase do TAF do concurso no qual o candidato esteja inscrito; aprovação na primeira fase do concurso que tenha o TAF como uma das etapas; inscrição em um certame que envolva o TAF em uma das fases.

Para os demais candidatos que tenham interesse no projeto, como critério de desempate, a comissão de seleção seguirá a ordem decrescente de idade.

Aulas

Ao todo, serão 81 vagas destinadas para ampla concorrência e nove para pessoas com deficiência. Cada turma contará com 15 alunos e duração de dois meses. As aulas estão previstas para ocorrer em 20 de setembro e terminar em 19 de novembro.

Os treinamentos físicos ocorrerão em áreas espalhadas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, com participação de educadores esportivos voluntários. As atividades se dividem nas seguintes modalidades:

  • Flexão em barra fixa;
  • Teste de shuttle run (ir e vir);
  • Teste de impulsão horizontal;
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de corrida de 12 minutos;
  • Flexão de braços;
  • Corrida de 50 metros.

Outros tipos de treinos físicos poderão ser incluídos a depender das exigências de concursos específicos.