Larissa Passos
Do Mais Brasília

Grávidas e lactantes serão contempladas com as próximas remessas de vacinas no DF

Secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, divulgou a informação na manhã desta segunda (14/6), por meio das redes sociais

Foto: Reprodução/ TV Brasil

Mulheres grávidas e lactantes sem comorbidades serão contempladas com as próximas remessas de vacinas contra a Covid-19, no Distrito Federal. A informação foi divulgada pela secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Mayara Noronha Rocha, na manhã desta segunda-feira (14/6), por meio das redes sociais.

Segundo a titular da pasta, ainda não há uma data específica para o início da vacinação. “O Ministério da Saúde já se manifestou sobre a importância, suspendeu por pouco tempo, mas já está retomando sobre a necessidade de priorização das grávidas e lactantes no Brasil inteiro”, disse Mayara Noronha.

No momento, a Secretaria de Saúde (SES-DF) está imunizando apenas gestantes e lactantes com comorbidades. Em 2 de junho, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação cível para obrigar a União e o governo do Distrito Federal (GDF) a retomarem imediatamente a vacinação desse grupo sem comorbidades.

Suspensão

Em 7 de maio, a Fiocruz notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito da suspeita de grave acidente vascular cerebral hemorrágico em uma gestante, que veio a óbito após a aplicação da vacina AstraZeneca. Após o ocorrido, o órgão recomendou ao Ministério da Saúde que suspendesse a vacinação de grávidas com o imunizante, como medida de precaução.

Com a recomendação da pasta, o GDF seguiu a orientação e resolveu continuar a imunização apenas para gestantes e lactantes com comorbidades.